Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História  > Dicionário > Rafael de Lemos de Afonseca

Afonseca (Rafael de Lemos de).

 

n.    1634.
f.   

 

Nasceu em Lisboa, em 1634; era filho de Leonardo da Costa Leal, escrivão de agravos. Tomou o grau de bacharel em direito civil na universidade de Coimbra em 1655. Por morte de sua mulher, tomou ordens de presbítero. Ignora-se a data do falecimento. 

Contando apenas 22 anos, publicou a seguinte obra: Comento Português dos quatro livros de Instituta do Imperador Justiniano, ou breve resumo do Direito Civil. Com toda a doutrina e explicação dos textos, opiniões dos doutores, limitações e ampliações do Direito comum e do reino, confirmadas com muitos lugares da Sagrada Escritura e Santos Padres, e corroboradas com várias decisões e casos julgados no supremo senado da Casa da Suplicação, acomodadas com estilo prático aos títulos e parágrafos da Instituta Primeira e segunda parte. Lisboa, 1656. 

É curiosa a apreciação desta obra feita pelo autor do Demétrio moderno e pelo autor da Biblioteca Lusitana. Este último diz o seguinte: "do título da obra se conhece a grande erudição sagrada e profana, em que era versado este autor". No Demétrio, lê-se: "Pode aplicar-se com justiça o Spectatum admisi risum teneatis, amici de Horácio. Para meter compaixão e respeito do seu autor, basta ler-lhe o título tão extravagante. À maneira de um enxame de abelhas, assim são os delírios periódicos e vícios em que superabunda". O mesmo título serviu para bem desencontrados juízos. Rafael de Lemos de Afonseca era cavalheiro da Ordem de Cristo, advogado da Casa da Suplicação, etc.

 

 

Genealogia de Rafael Lemos da Fonseca
Geneall.pt

 


 
Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume I, pág. 58

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral