Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário >  Miguel Pais do Amaral de Almeida Quifel Barbarino

Barbarino (Miguel Pais do Amaral de Almeida Quifel).

 

n.      6 de fevereiro de 1777.
f.       22 de novembro de 1850.

 

Moço fidalgo com exercício na Casa Real, pelo alvará de 8 de outubro de 1802; senhor de Abrunhosa e Vila Mendo de que era donatário seu avô paterno, Miguel Pais do Amaral, em verificação de vida neste senhorio; senhor da casa de Mangualde; comendador da ordem de Cristo; tenente-coronel reformado de cavalaria. 

Nasceu a 6 de fevereiro de 1777, faleceu a 22 de novembro de 1850.

Era filho de Simão Pais do Amaral de Almeida Quifel Barbarino, moço fidalgo com exercício na Casa Real por sucessão a seus maiores, alvará de 12 de fevereiro de 1778; 7.º senhor da Casa de Mangualde, e 5.º senhor de Abrunhosa e Vila Mendo; sua mãe era D. Isabel Luísa de Almeida e Vasconcelos Quifel Barbarino, senhora dos morgados de Monperres e Almeida, filha de Manuel Estêvão de Almeida Vasconcelos Quifel Barbarino, moço fidalgo com exercício no paço; conselheiro do Conselho Ultramarino; desembargador da Casa da Suplicação com exercício na Relação e Casa do Porto; síndico do Hospital de Todos os Santos, e alcaide-mor de Penedono. Miguel Pais era condecorado com a medalha espanhola pela batalha de Vitoria, em 21 de julho de 1813, e com a cruz das campanhas da Guerra Peninsular. 

Sucedeu nos morgados e casa de seu avô materno Manuel Estêvão de Almeida, que faleceu a 17 de novembro de 1800; casou a 18 de maio de 1810 com D. Maria Joana de Saldanha Oliveira e Daun, filha dos 1.º condes de Rio Maior, João Vicente Saldanha Oliveira e Sousa Juzarte Figueira e D. Maria Amália de Carvalho Daun.

 

 

Genealogia de Miguel Pais do Amaral de Almeida Quifel Barbarino
Geneall.pt

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume II, pág. 83

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2012 Manuel Amaral