Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > José Rodrigues Pimentel Maia

 

Pimentel Maia (José Rodrigues).

 

n.       c. 1784/1790.
f.        c. 1816.

 

Poeta muito apreciado. 

Nasceu em Lisboa, segundo se julga, entre os anos de 1784 e 1790. Era filho do professor de gramática latina Manuel Rodrigues da Maia. 

Perdeu seu pai, tendo dezasseis anos, e nessa idade já estava suficientemente habilitado para lhe suceder, como sucedeu, no lugar de professor. Amigo e discípulo entusiasta de Bocage, muito cedo começou a fazer versos, em que se sentia claramente o reflexo do grande poeta popular. Contava talvez de dezasseis para dezoito anos quando imprimiu a primeira parte das suas poesias. Em 1808, levado por um rasgo de entusiasmo patriótico, e querendo também concorrer para que fossem expulsos do território pátrio os franceses comandados por Junot, abandonou a aula régia, e foi assentar praça de voluntário em infantaria n.º 4, e sendo promovido depois a 1.º sargento, fez com esse posto toda a guerra da Península, regressando à pátria em 1814, com o posto de sargento ajudante. Em 1816 foi promovido a alferes, e partia para Montevideu com a divisão que para ali foi enviada, falecendo pouco tempo depois sem contar ainda 30 anos, devendo a morte, ao que parece, ao excesso a que se entregara desde o principio da campanha ao uso das bebidas alcoólicas. 

Escreveu: 

Obras poéticas de J. R. P. Maia, oferecidas a um seu amigo, Lisboa, 1805; segundo folheto, 1806; terceiro folheto, 1807. Esta colecção compreende ao todo 49 sonetos, 6 odes, 3 epístolas, 5 elogios e vários apólogos, epigramas, cançonetas, quadras glosadas, etc.; e também alguns fragmentos traduzidos das Metamorfoses de Ovídio, da Eneida e Geórgicas, de Virgílio, etc. Publicou mais: Elegia á lamentável morte do ill.mo e ex.mo sr. D. Diogo de Noronha, conde de Vila Verde, e ministro assistente ao despacho, etc., Lisboa, 1807. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume V, pág
. 732.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral