Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Duarte Anastácio da Silva Telo de Meneses, 7.º conde de Aveiras e 1.º marquês de Vagos 

Vagos (Duarte Anastácio da Silva Telo de Meneses, 7.º conde de Aveiras e 1.º marquês de).

 

n.      
f.       

 

No Portugal, vol. I, pág. 867, houve lapso ao dizer-se que o 1.º marquês de Vagos fora Francisco da Silva Telo de Meneses, 6.° conde de Aveiras; seu filho, acima indicado, é que recebeu essa mercê, concedida por D. João VI, por decreto de 14 de novembro de 1802. 

O 6.° conde nasceu em 1 de janeiro de 1723, em Lisboa, e foi batizado na capela real do paço da Bemposta, sendo seu padrinho o infante D. Francisco, filho de D. Pedro II e irmão de D. João V. Faleceu em Salvaterra de Magos em março do 1753. Havia herdado toda a casa de seus pais, os 5.os condes de Aveiras, o senhorio de Vagos, que fora concedido aos seus ascendentes por carta de 22 de setembro do ano de 1450. Casou a 22 de outubro de 1743 com D. Barbara Josefa da Gama, filha dos 4.os marqueses de Nisa. Seu filho primogénito Duarte Anastácio da Silva Telo de Meneses, que herdou a casa de seus pais e o condado de Aveiras, foi a quem D. João VI, sendo ainda regente do reino, concedeu o marquesado de Vagos, conforme dissemos. 

O brasão de armas destes fidalgos é o mesmo dos condes de Aveiras, que já está descrito no vol. I do Portugal, a pág. 867.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, págs. 248-249.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral