Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Manuel Pacheco Sampaio Valadares

Valadares (Manuel Pacheco Sampaio).

 

n.      1637.
f.       1 de março de 1737.

 

Bacharel formado em cânones pela Universidade de Coimbra e sócio da Academia dos Anónimos. Nasceu em Benavente em 1673, faleceu a 1 de março de 1737. 

Estudou filosofia no colégio de Santo Antão, de Lisboa, matriculando-se depois na universidade. Obtendo a sua formatura, veio fazer exame no Desembargo do Paço, mas não quis seguir a carreira judicial, e preferiu entregar-se livremente à arte poética, sendo principalmente feliz no género jocoso. 

Escreveu diversas comédias em espanhol, como era costume no seu tempo, das quais se imprimiram: Querer sin querer querer, Tenerse muertos por vivos, ficando manuscritas as que se intitulavam: Como agravio a amar enseña, El valiente sin pavor e El gran empório del mundo. Escreveu e publicou em 1750: Arte de Retórica, que ensina a falar, escrever e orar, com uma retórica particular, para uso dos pregadores. Entre as obras que deixou manuscritas, contam-se, além das comédias citadas, muitas prosas, provavelmente satíricas, umas reflexões sobre ortografia, uns estudos geográfico arqueológicos, um auto alegórico, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, págs. 268-269.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral