Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Lourenço de Mendonça de Moura e Sousa, 3.° conde de Vale de Reis
Brasão dos Mendonças
Brasão dos Mendonças

Vale de Reis (Lourenço de Mendonça de Moura e Sousa, 3.° conde de).

 

n.      27 de janeiro de 1642.
f.       24 de outubro de 1707.

 

A família destes distintos fidalgos, que tiveram depois o título de marquês de Loulé, é da mais antiga e nobre ascendência (V. Portugal, vol. IV, 1.° marquês de Loulé, pág. 521). O 3 ° conde nasceu a 27 de janeiro de 1642, faleceu a 24 de outubro de 1707. Era filho dos 2.os condes do mesmo título, Nuno de Mendonça e D. Luísa de Castro. 

Foi comendador de S. Lourenço do Covo; teve também as comendas e alcaidarias mores de seu pai, e mais a alcaidaria mor de Moura, sucessão de seu avô materno, que era senhor de Vila da Póvoa e Meadas, por serem de juro e herdade, alcaide-mor de Moura, sendo também senhor desta vila de juro e herdade, com obrigação de usar o apelido de Moura. Serviu como capitão de cavalaria da Ordenança de Lisboa, foi coronel do Regimento dos Privilegiados, e tenente-general da cavalaria do Algarve; deputado da Junta dos Três Estados, regedor das justiças, lugar que exerceu durante catorze anos; do Conselho de Estado e de guerra de D. Pedro II e de D. João V. Casou em 15 de janeiro de 1669 com D. Madalena de Mendonça, filha de Manuel de Sousa e Silva, aposentador mor, ofício que serviu na menoridade de seu sobrinho Lourenço de Sousa, 1.° conde de São Tiago, e foi mestre sala do príncipe D. Teodósio, filho de D. João IV, e vedor da rainha D. Maria Francisca de Sabóia; e de sua mulher D. Joana de Mendonça. 

O brasão dos condes de Vale de Reis é o dos Mendonças, que usam os duques de Loulé e condes de Azambuja, o qual já está descrito no vol. IV do Portugal, a pág. 523.

 

 

 

Lourenço de Mendoça e Moura, 3º conde de Vale de Reis
Genealogy (Geni.com)

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, pág. 291.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral