Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Joaquim Rafael do Vale

Vale (Joaquim Rafael do).

 

n.      21 de outubro de 1778.
f.       10 de março de 1853.

 

Bacharel formado em leis pela Universidade de Coimbra. Nasceu em Sesimbra a 21 de outubro de 1778, faleceu em Lisboa a 10 de março de 1853. 

Seguiu a carreira da magistratura, desempenhando alguns cargos judiciais, até que foi provedor em Santarém, com a graduação de desembargador da Relação do Porto; também esteve como juiz do crime no bairro de Andaluz em Lisboa. Como se mostrou muito dedicado ao partido liberal, abandonou a magistratura, e seguiu a carreira da advocacia, sendo um dos sócios fundadores da Associação dos Advogados. 

Imprimiu em 1740 o discurso que proferiu na sessão da abertura do 1.° de outubro desse ano; imprimiu também uma Alegação a favor de João Carlos de Morais Palmeiro nos autos do procurador-geral da santa igreja patriarcal; em 1841, publicou uma Classificação geral da Legislação Portuguesa, desde o código filipino. Em 1811 havia também publicado um Manifesto jurídico e político a favor da conduta do príncipe regente; em 1841, um folheto intitulado: D. Pedro IV duque de Bragança em Portugal; em 1819, umas Notas ao manual prático, judicial, civil e criminal de Alexandre Caetano Gomes, que tiveram muitas edições, e o Aditamento à prática dos inventários, partilhas e custas dos juízos divisórios de Alberto Carlos de Meneses, que saiu na 4.ª edição desta obra. Foi editor responsável do jornal legitimista O Portugal Velho, até ao dia 16 de setembro de 1843. Também escreveu uma ode ao 2.° marquês de Pombal.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, págs. 272-273.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral