Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > António Pedro Ribeiro de Sousa Almeida e Vasconcelos

Vasconcelos (António Pedro Ribeiro de Sousa Almeida e).

 

n.      [ 23 de fevereiro de 1843 ].
f.       8 de agosto de 1903.

 

Mais conhecido vulgarmente por António de Sousa e Vasconcelos. Fidalgo cavaleiro da Casa Real, com moradia no paço, comendador da Ordem de Cristo, cavaleiro da de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e da Ordem pontifícia de S. Gregório Magno; professor da Academia de Belas Artes, empregado superior da Companhia dos Caminhos de Ferro, escritor, jornalista, etc. Era natural de Lisboa, e faleceu em Oeiras a 8 do agosto do 1903. 

Seu pai tinha igual nome (V. o artigo antecedente). Entrou muito novo para a Companhia dos Caminhos de Ferro, como amanuense pela sua muita ilustração e trabalho dedicado depressa conseguiu elevar-se, chegando ao lugar de secretário da administração, que ainda exercia quando faleceu. Foi professor de história da arte e estética na Academia de Belas Artes, e durante alguns anos comissário régio junto ao teatro de D. Maria II, hoje teatro Nacional. Colaborou em diversos jornais de arte e literatura. E foi diretor literário e artístico do jornal A Arte que principiou a publicar-se em 1879. Dedicando-se também a escritor dramático, compôs o drama histórico em cinco atos, A duquesa de Caminha, que foi premiado no concurso dramático de 1877-1878, e representado pela primeira vez no teatro de D. Maria II, em benefício da atriz Emília das Neves em 10 de novembro de 1877; este drama publicou- se no Porto, em 1881. Escreveu mais os seguintes originais, que muito agradaram, representados no Ginásio: A Mana do conselheiro, um ato; Uma amostra de barões, um ato; A Órfã de Aldoar, comédia drama em três atos; Três mulheres, comédia-drama em três atos; Inglês e francês, em um ato. Sousa e Vasconcelos conservava inédito, e contava em breve imprimir quando faleceu, um livro acerca da Arte em Portugal, para o que tinha coligido desde alguns anos interessantíssimos apontamentos. 

Casou em Lisboa com D. Isabel Maria da Costa Freire, filha de Ceslau da Costa Freire, oficial do antigo Senado da câmara de Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo e da de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

 

 

 

António Pedro Ribeiro de Sousa Almeida e Vasconcelos Siqueira
Geneall

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, pág. 317.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral