Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Padre António de Vasconcelos

Vasconcelos (padre António de).

 

n.      1554.
f.       12 de julho de 1622.

 

Jesuíta e célebre escritor; prefeito e reitor da Universidade de Évora; prepósito da casa de Faro, visitador das Ilhas, etc. Nasceu em Lisboa no ano de 1554, faleceu em Évora a 12 de julho de 1622. Era filho de Bartolomeu Froes Perestrelo, fidalgo da Casa Real, e de sua mulher, D. Sueira de Vasconcelos. 

Professou na Companhia de Jesus em 1570 no colégio de Évora. Depois de estudar profundamente a língua latina, ensinou-a na Universidade de Évora, onde também exerceu os cargos acima citados; foi reitor da Casa Professa de Faro, dos colégios de Portalegre e do Porto. Faleceu depois de uma longa enfermidade, de que sofreu dez anos. 

A sua obra mais notável e muito apreciada principalmente entre os estrangeiros, é a Anacefaleoses, resumo latino das crónicas portuguesas, escritas em excelente estilo. Esta obra, impressa em Antuérpia cm 1621, em doze tomos e acompanhada dos retratos dos reis de Portugal, teve outra edição em Coimbra, em 1791. Escreveu ainda em latim, uma narrativa acerca da conquista de Portugal por Filipe ll de Espanha, também impressa em Antuérpia, no mesmo ano. Em Évora publicou em português, nesse ano de 1621, o Tratado do Anjo da Guarda, Primeira parte; o no ano seguinte, 1622, publicou em Lisboa a 2.ª parte da mesma obra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, págs. 316-317.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral