Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Augusto César de Vasconcelos

Vasconcelos (Augusto César de).

 

n.      1821.
f.       15 de setembro de 1862.

 

Oficial do corpo de estado-maior. Nasceu no Porto em 1821, sendo filho de Frederico Pinto Pereira de Vasconcelos. 

Estudou na Universidade de Coimbra, formando-se em matemática, e tendo assentado praça em 1838, foi em novembro de 1844 despachado alferes para o Regimento de Infantaria n.º 8. Estava frequentando a Escola do Exercito, quando em 1840, na ocasião em que se receou um rompimento entre o nosso governo e o do país vizinho por causa da navegação do rio Douro, se adotaram várias providencias militares, e sendo então mandado servir no estado-maior do exercito de observação que nessa época se formou, regressou depois á Escola do Exercito c concluiu em 1842 o curso de estado-maior, tendo alcançado o 1.° prémio em todas as cadeiras, menos uma em que obteve um prêmio honorifico. 

Promovido em 1843 para o estado-maior, foi em junho de 1846 nomeado lente substituto da Escola do Exercito, e pedindo a exoneração em março de 1849, voltou a servir no mesmo estabelecimento comissionado em novembro do mesmo ano. No exercício deste lugar que desempenhou até março de 1854, deu manifestas provas dos seus conhecimentos especiais como oficial do estado-maior, merecendo subidos elogios pelo modo como dirigiu os trabalhos de reconhecimentos militares executados pelos alunos da escola nas férias de 1853 e 1854. Esses trabalhos que tiveram por objeto as linhas e posições de Torres Vedras, acham se devidamente arquivados na biblioteca da Escola do Exercito. Nomeado em 1856 chefe de secção do comando em chefe, serviu nessa repartição até ela ser extinta cm 1859, e passando então a subchefe da 3.ª repartição da Secretaria da Guerra, aí se conservou até 1852, sendo no intervalo incumbido de algumas comissões importantes. 

Em maio de 1862 foi nomeado chefe do estado-maior da 4.ª divisão militar, cujo quartel-general era em Braga, e rebentando nessa cidade o movimento de 15 de setembro desse ano, o major Vasconcelos caiu vítima da sua dedicação assassinado barbaramente por um bando de soldados indisciplinados, que não obedeciam a nenhuma ideia generosa. Dentro em poucos a revolta acabou, mas infelizmente nos poucos instantes que teve de existência, tirou a vida a um dos mais distintos oficiais do nosso corpo do estado-maior, e a um dos mais prestantes membros do nosso exército. Por iniciativa do general barão de Wiederhold, saiu póstumo um escrito do major Vasconcelos, com o titulo de: Memória sobre o corpo do estado-maior do exercito português oferecida em 1857 a S. M. el-rei o senhor D. Pedro V.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, pág. 318.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral