Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Frei João de Vasconcelos

Vasconcelos (frei João de).

 

n.      1590.
f.       1 de fevereiro de 1652.

 

Religioso da Ordem de S. Domingos. 

Nasceu em Lisboa em 1590, onde também faleceu a 1 de fevereiro de 1652. Era filho de Manuel de Vasconcelos, comendador da Ordem de Cristo, presidente da câmara de Lisboa e regedor das justiças, e de sua mulher, D. Luísa de Vilhena de Mendonça; irmão do 1.º conde de Figueiró, Francisco de Vasconcelos. 

Depois de estudar humanidades em Lisboa, debaixo da direcção de frei António da Conceição, partiu para Coimbra, onde começou a frequentar a universidade, até que determinou, por impulso próprio, tomar o hábito dominicano, e contra a expressa vontade de seu pai entrou no convento da Batalha, professando finalmente em 1608 no convento de Almada. Prosseguiu então nos seus estudos, ditou filosofia e teologia em vários conventos, até que recebeu o grau de mestre. Em 1621 foi eleito prior do convento de S. Domingos de Benfica, e tendo chamado a atenção do público pela energia da sua palavra como pregador, foi chamado em 1632 a Madrid, e nomeado pregador régio e deputado do Santo Ofício, sendo finalmente eleito provincial da sua ordem. Rejeitou as mitras de Braga e de Bragança, e só aceitou de D. João IV a comissão de reformador da Universidade de Coimbra. 

Deixou manuscrito o seu Cursum Artium, e umas Capitulaciones entre Ia inquisicion de Castella y Portugal, além dumas cartas e pareceres, que, ou ficaram inéditas, ou foram publicadas pelos seus biógrafos, como de varão que honrara extremamente a religião dominicana a que pertencera, em espanhol por Fr. André Ferrer de Valdece, em português por frei Lucas de Santa Catarina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, pág. 324 .

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral