O presidente brasileiro Ernesto Geisel

O general Ernesto Geisel, novo presidente brasileiro, após a tomada de posse

 

Nada de novo ... !

 

Argentina Chile Brasil México Cuba Canadá Balanço

Oito homens carregaram o caixão com o cadáver embalsamado de Eva Péron, a «santa» querida dos descamisados peronistas, do avião que a levou de Espanha de regresso à Argentina, em Novembro de 1974. Todos eles agarravam as pegas douradas do caixão com uma mão, tendo na outra uma pistola metralhadora.

A Argentina

A cena resumia bem a situação em que se encontrava a Argentina, em 1974. Doze meses antes, Juan Domingo Péron tinha regressado ao poder. O seu regresso triunfante, após quase duas décadas de exílio, parecia anunciar uma nova época de estabilidade. Mas, de repente, Péron morreu e a sua terceira mulher, Isabel, de 43 anos de idade, sucedeu-lhe na Presidência do desorganizado país de 25 milhões de habitantes. De aparência frágil,  conhecida por gostar de aves, flores, dinheiro e de jogar canasta, Isabelita  negou os prognósticos mais pessimistas ao conseguir manter-se no poder e mesmo melhorar a sua imagem. Mas foi incapaz de terminar a luta selvagem e sem quartel entre os extremistas de direita e de esquerda.

Durante o segundo semestre de 1974 houve na Argentina mais de 200 assassínios políticos. Buenos Aires, a capital, tornou-se uma cidade  amedrontada, devido às mortes provocadas pelas bombas e tiros. Sem representantes no governo peronista, cada vez mais conservador, a extrema  esquerda manteve uma espécie de balança do terror com os seus opositores  da extrema direita.

O Chile


Fidel Castro Fidel Castro a discursar.

Cuba não conseguiu sair do seu isolamento, nem tão pouco acabar com as sanções económicas impostas pelos EUA e aceites pela OEA.


O problema é que a violência descontralada afectava também os países vizinhos, e de facto um dos atentados teve consequências importantes para o Chile. É que uma das vítimas foi o general moderado Carlos Prats, que vivia na Argentina exilado desde o golpe de estado de Pinochet. O assassinato de Prats ficou envolto em mistério, mesmo que muita gente achasse que ele sabia coisas a mais dos chefes militares chilenos, para que eles ficassem sem fazer nada.

O que é verdade é que a morte de Prats foi seguida, pouco tempo depois, pela de Miguel Enriquez, chefe da organização revolucionária chilena MIR, em plena capital do Chile, Santiago. E com o desaparecimento de Prats e Enriquez, o poder da junta militar que governava o Chile deixou praticamente de ter oposição. Os antigos políticos chilenos foram completamente ignorados pelos militares, e a partir desse momento ficou claro que só uma  desavença entre militares poderia provocar, no futuro, alguma mudança na situação política chilena.

Uma estranha dicotomia existia no Chile - como é que um exército num país tão civilizado como o Chile, onde as forças armadas se tinham mostrado sempre tão comedidas, era possível agora terem uma acção tão selvagem. Não era exagerado afirmar, que o ano de 1974 no Chile se assemelhava à Alemanha nazi ou à Rússia soviética dos anos trinta. Falar em público em preços altos e baixos salários era tabu. Gente desaparecia das ruas, dos cafés e de suas casas, e na maior parte dos casos o seu fim era um tiro na nuca.

O Brasil

A repressão no Chile foi duramente criticada pela Igreja Católica, que se estava a tornar cada vez mais, em toda a América latina, uma poderosa influência no sentido do progresso social, económico e político. No Brasil, a Igreja era a única força que, de facto, se oponha publicamente à política autoritária do regime militar, que governava desde 1964 o maior país latino do Mundo.

Mas, em Novembro, no mandato do recém-eleito e bem-intencionado presidente Ernesto Geisel, um general na reserva, realizaram-se eleições legislativas, tendo o partido oficial de oposição - o MDB - obtido uma vitória retumbante. Mas foi só uma vitória psicológica, porque os militares continuaram a controlar o governo tão firmemente como dantes, que de qualquer maneira era um claro voto de protesto, contra as duras medidas de política económica tomada pelos militares e a inflação de 35% ao ano, um dos males que tinham justificado a tomada do poder 10 anos antes.

O Brasil continuou a sofrer de problemas económicos nos anos seguintes, mas as suas perspectivas melhoraram muito com a descoberta de importantes reservas de petróleo. E, em geral, só os países produtores de petróleo da América latina se saíram melhor do que o Brasil em 1974.

O México

O México foi ajudado a sair dos seus problemas políticos e económicos,  com a descoberta, em finais do ano, de novos poços de petróleo de grandes dimensões, que o tornaram uma grande fonte alternativa de energia para os Estados Unidos da América. No Equador e na Venezuela, também ouve progresso - mesmo que os benefícios da riqueza trazida pelo petróleo continuassem a ter muita dificuldade em chegar à população em geral.

Cuba e a OEA

As relações dos Estados Unidos com os seus vizinhos do Sul, mantiveram-se na mesma situação de sempre, já que a promessa do secretário de estado americano Henry Kissinger de um «novo diálogo» provou não ser mais do que mera retórica. Na cimeira de Novembro de 1974 da Organização de Estados Americanos (OEA), e apesar da decisão dos EUA de não se intrometer, os países membros mais «progressivos» não conseguiram os 2/3 de votos necessários para aprovar uma resolução a pedir o fim das sanções a Cuba. Para adoçar o desapontamento, a pobre ilha tropical de Fidel Castro pôde contar com um aumento do preço do açúcar nos mercados internacionais.

Canadá

Ao contrário, o Canadá foi um dos países do Mundo que mais facilmente atravessou a crise. Enquanto a economia mundial sofria sobre o peso dos constantes aumentos de preços da energia e do aumento brutal da inflação, o Canadá, auto-suficiente em termos energéticos, praticamente não sofreu com a crise.


Os Trudeau Pierre e Margaret Trudeau, em 1974.

Pierre Trudeau ganhou, as eleições, mas a sua mulher de 26 anos de idade, com quem tinha casado em 1971, necessitou de ser internada para tratamento psiquiátrico, devido às pressões da vida política. O casal viria a separar-se em 1977.


A atitude do país foi de um estranho egoísmo, que parecia basear-se na incompreensão da sua especificidade, em termos mundiais. Sinais de prosperidade viam-se por todo o Canadá. Havia gasolina nas bombas, petróleo nos depósitos de aquecimento doméstico e gás natural nas condutas. E se é verdade que a inflação foi de 11 %, a verdade é que a taxa estava 2 pontos abaixo da média dos primeiros seis meses do ano de 23 outros países industrializados. Não houve congelamento de salários nem dos preços, nem a população parecia disposta a aceitar isso. O desemprego baixou significativamente e o crescimento económico cifrou-se num aumento de 4 %, como planeado.

A riqueza natural do Canadá deu-lhe uma nova importância no Mundo. O Canadá era o terceiro produtor de minerais essenciais e produzia 20 % dos excedentes mundiais de trigo e farinha. As estatísticas não eram novas, mas tinham uma nova atracção, naquela época de crise. De facto, a época lembrava a Segunda Guerra Mundial quando o Canadá, devido à sua economia florescente, tinha tido um peso desproporcionado nos assuntos internacionais. Quando a situação na Europa e no Japão voltou ao normal, o Canadá regressou à sua situação de potência mediana, o que lhe permitiu enfrentar os seus problemas internos, e discutir o efeito dos investimentos americanos na sua identidade nacional.

Os debates dos anos 60, complicados pelo separatismo no Quebec, província de língua oficial francesa, tinham sido quase todos concluídos no começo dos anos 70. O novo governo do Partido Liberal, saído da inesperada vitória nas eleições legislativas de 1974, dirigido por Pierre Trudeau,  começou a procurar novos parceiros comerciais e políticos, tentando fazer com que a Europa ocidental e o Japão se tornassem dois pontos de apoio que permitisse ao Canadá manter-se afastado dos Estados Unidos. E no fim do ano, esta política parecia estar a começar dar resultados. Mas as relações entre o Canadá e os EUA mantiveram-se na mesma situação, absolutamente vitais para os dois países mas sempre conflituosas.

Para além de tentar controlar os investimentos americanos, o governo de Pierre Trudeau, vendeu os seus excedentes petrolíferos ao preço do mercado internacional, que em 1974 era o dobro do preço praticado no país; e o preço do gás natural exportado para os Estados Unidos aumentou mais de 60%, no princípio de 1975. E, parecendo querer confirmar a afirmação de que os canadianos eram os «árabes do norte», Pierre Trudeau afirmou que esperava acabar com as exportações de petróleo para os Estados Unidos até 1982.


Criança subnutrida Criança  guatemalteca vítima de subnutrição.

As convulsões políticas, as guerrilhas, a luta dos índios e dos camponeses, provocaram problemas de subnutrição na Guatemala.


Mas o principal problema do Canadá não foi o tentar defender a sua economia sem antagonizar os velhos amigos, mas sim tentar controlar o fluxo imigratório, que, devido à crise mundial, se tornou tão importante que o governo se viu obrigado a impedir a entrada de qualquer pessoa que não tivesse já um emprego, ou que se não viesse reunir à família. Mesmo tendo prometido uma ajuda alimentar aos países com populações famintas, as críticas não diminuíram de intensidade, por se considerar que o apoio continuava a não ser suficiente, de acordo com o que o Canadá poderia fazer.

O facto é que a atitude do Mundo perante o Canadá se modificou significativamente, já que deixou de ser visto como um país quase «colonizado» tentando manter a sua independência em relação a um vizinho demasiado poderoso, para passar a ser visto como um país rico, sem nenhuma preocupação com o mundo que o rodeava. Os canadianos tiveram alguma dificuldade em aceitar a mudança.

Balanço

Tirando o Canadá, foi difícil descortinar qualquer tendência de melhoria da situação política, económica e social no hemisfério. Como dizia um observador, «tentou-se de tudo, mas nada parece dar resultado.» De facto só os anos 80 viriam alguma melhoria sensível nos países da América Latina.

 


O Mundo em 1974
Américas | Ásia | Europa | Portugal | E.U.A. | Médio Oriente

URSS | África | Cultura | Cronologia | Ciência | Apresentação
Soleil | Kissinger | Economia | Desporto


| Página Principal |
| A Imagem da Semana | O Discurso do Mês | Almanaque | Turismo histórico | Estudo da história |
| Agenda | Directório | Pontos de vista | Perguntas mais frequentes | Histórias pessoais |
| Biografias | Novidades | O Liberalismo | As Invasões Francesas | Portugal na Grande Guerra |
| A Guerra de África | Temas de História de Portugal | A Grande Fome na IrlandaAs Cruzadas |
| A Segunda Guerra Mundial | Think Small - Pense pequeno ! | Teoria Política |

Escreva ao Portal da História

© Manuel Amaral 2000-2010