ACONTECIMENTOS NO MÊS DE JANEIRO
AO LONGO DOS TEMPOS.

 

 

1 de Janeiro

- de 630. Maomé regressou a Meca, após ter derrotado as forças de Meca e os seus aliados. O Islamismo triunfou na Arábia.

- de 1502. Exploradores portugueses desembarcaram na Baía de Guanabara no Brasil e pensando que seria um estuário de um rio deram à zona o nome de Rio de Janeiro.

- de 1622. No seguimento das reformas do calendário, começadas em fins do século XVI, o Papado adopta o dia 1 de Janeiro como início do ano novo, em vez do dia 25 de Março.

- de 1660.  Samuel Pepys, começou a escrever o seu famoso diário, em que descreveu a vida londrina da segunda metade do século XVII, incluindo a Grande Peste de 1664-1665, o Grande Incêndio de 1666, assim como a vida da corte inglesa, em que se inclui notícias sobre a chegada da  infanta portuguesa D. Catarina de Bragança.

- de 1790.  Fundação da Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho.

- de 1801.  Entrada em vigor do Acto de União que, integrando o Parlamento irlandês no Parlamento de Westminster, criou o Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda.

- de 1820.  Revolução liberal em Espanha. O general Riego revolta-se em Cádis, sendo acompanhado por levantamentos na Corunha, Saragoça e Barcelona. A Constituição espanhola de 1812 é restabelecida.

- de 1821.  A guarnição militar da cidade do Pará, no Brasil, estabelece uma junta constitucional, na ausência do governador.

- de 1836.  Casamento por procuração de D. Maria II com o príncipe Fernando Augusto de Saxe-Coburgo-Gotha, irmão do primeiro rei dos Belgas, Leopoldo.

- de 1863.  Entrou em vigor a Proclamação da Emancipação, adoptada pelo Presidente dos Estados Unidos, e que libertou os escravos nos Estados que se tinham revoltado contra os Estados Unidos da América.

- de 1877.  A Rainha Vitória de Inglaterra foi proclamada Imperatriz da Índia.

- de 1892. O cais da Ilha de Ellis, no porto de Nova Iorque foi aberto. Seria por aí que mais de 20 milhões de imigrantes entrariam nos Estados Unidos da América, até 1954.

- de 1901. A Comunidade da Austrália (The Commonwealth of Australia) foi criada, formada por seis antigas colónias britânicas que se tornaram estados.

- de 1923. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi criada.

- de 1942. Vinte e seis países assinaram a Declaração das Nações Unidas, em Washington, reafirmando a sua oposição às potências do Eixo e confirmando que nenhuma delas assinaria a paz separadamente..

- de 1958. Os tratados que deram origem À Comunidade Económica Europeia (CEE) e à Comunidade Atómica (Euraton) entraram em vigor, criando um Mercado Comum entre a França, a Alemanha Ocidental, a Itália e o Benelux (Holanda, Bélgica e Luxemburgo).

- de 1959. Fidel Castro tomou o poder em Cuba, após ter destituído o ditador Fulgêncio Batista, dando origem a uma ditadura comunista.

- de 1973. A Grã-Bretanha, a Irlanda e a Dinamarca tornaram-se membros da CEE.

- de 1979. A China e os Estados Unidos da América estabeleceram relações diplomáticas, 30 anos após a fundação da República Popular da China.

- de 1993. A Checoslováquia dividiu-se, dando origem à Republica Checa e à Eslováquia.

- de 1999. Onze países europeus começaram a usar uma nova moeda - o  Euro - em transacções electrónicas. Os países que participaram foram a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Espanha, a Finlândia, a França, a Holanda, a Irlanda, a Itália, o Luxemburgo e Portugal. A Grécia, mais tarde, foi o 12.º país a aderir.

 

2 de Janeiro

- de 1492. A cidade de Granada capitulou perante os Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, que conquistaram assim o último reduto muçulmano na Península Ibérica.

- de 1905. O exército imperial russo rendeu-se aos japoneses, a seguir à batalha de Porto Artur durante a Guerra Russo-Japonesa. A conferência de paz, realizada nos Estados Unidos da América, com a mediação do presidente americano Theodore Roosevelt, deu origem à paz de Portsmouth.

- de 1839. Louis Daguerre, fotógrafo francês, tirou a primeira fotografia da Lua.

 

3 de Janeiro

- de 1521. O Papa Leão X excomungou Martinho Lutero.

- de 1777. George Washington derrotou as forças britânicas em Princeton, durante a Guerra de Independência Americana.

- de 1787. É inaugurado o Observatório Astronómico da Academia de Ciências de Lisboa, instalado no Castelo de São Jorge.

- de 1917. Assinada uma Convenção com a Grã-bretanha para regulamentação da nossa participação na frente europeia, durante a Primeira Guerra Mundial. O Corpo Expedicionário Português (CEP) ficará subordinado ao BEF (British Expeditionary Force).

- de 1924. O egiptólogo inglês Howard Carter descobriu o sarcófago do faraó Tutankhamon, no Vale dos Reis, perto de Luxor, após vários anos de buscas.

- de 1959. O território do Alasca foi admitido nos Estados Unidos da América, sendo o 49.º estado.

- de 1960. Álvaro Cunhal fugiu da prisão de Peniche, tendo sido auxiliado por alguns pescadores.

- de 1961. O presidente americano Dwight Eisenhower cortou as relações diplomáticas com Cuba, dias antes de John Kennedy ser empossado presidente dos Estados Unidos.

- de 1962. O Papa João XXIII excomungou Fidel Castro.

- de 1993. Os Estados Unidos da América e a Rússia assinaram o Tratado Start-II (Strategic Arms Reduction Talks), eliminando dois terços das armas nucleares de longo alcance de cada um dos países.

 

4 de Janeiro

- de 1680. Criação por meio de Alvará da Companhia de Cabo Verde e de Cacheu, destinada ao comércio de escravos.

- de 1809. Nascimento de Luís Braille (1809-1852), em França. Cego desde a infância inventou um sistema de leitura para cegos.

- de 1824. Carta de Lei declarando em vigor as leis tradicionais, pondo assim fim à vigência da Constituição de 1822.

- de 1960. Albert Camus (1913-1960), escritor francês de origem argelina, morre em Sens, França.

 

5 de Janeiro

- de 1443. Morte de D. Nuno Álvares Pereira, no Convento do Carmo.

- de 1634. Começo da actividade da primeira tipografia no Brasil.

- de 1778. A Companhia pombalina do Grão-Pará e Maranhão é extinta pelo governo de D. Maria I.

- de 1785. É proibido o estabelecimento de manufacturas no Brasil

- de 1855. Nascimento de King Camp Gillett (1855-1932), em Fond du Lac, no Wisconsin, Estados Unidos da América. Foi o inventor da lâmina de barbear.

- de 1919. O Partido dos Trabalhadores alemães foi fundado em Munique por Anton Drexler. Adolfo Hitler tornou-se o seu militante número 7. Em Abril de 1920 o partido mudou o nome para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei), tendo passado a ser conhecido pelo nome de Partido Nazi.

- Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht, dirigentes comunistas alemães, tentaram tomar o poder em Berlim, ocupando com o seu grupo político alguns edifícios públicos. Foram mortos alguns dias depois pelo exército alemão.

- de 1938. João Carlos de Bourbon, neto do último rei de Espanha, Afonso XIII, nasceu em Roma. Escolhido por Francisco Franco para se tornar rei após a sua morte, foi empossado como rei de Espanha em 22 de Novembro de 1975, dois dias depois da morte de Franco. 

- de 1968. Alexander Dubcek tornou-se o primeiro secretário do Partido Comunista da Checoslováquia. Introduziu reformas liberais conhecidas como «Comunismo com face humana», ou Primavera de Praga, que foram a razão da invasão soviética do país.

- de 1976. No Cambodja, o Partido Comunista, conhecido pelo nome de Khmer Rouge, anunciou uma nova constituição, que legalizava o novo governo comunista, e que dava o nome Kampuchea ao país. No decurso do regime comunista, que sobreviveu até 1979, morreram cerca de 1 milhão de pessoas.

 

6 de Janeiro

- de 1066. Harold, conde de Essex, foi coroado rei de Inglaterra, após a morte do seu cunhado, Eduardo o Confessor. Harold foi o último rei anglo-saxão, tendo morrido na Batalha de Hastings combatendo a invasão de Guilherme, duque da Normandia, o primeiro rei normando de Inglaterra.

- de 1412. Nascimento de Joana d'Arc (1412-1431) em Dorémy, na Lorena. Tornou-se a Santa padroeira da França, depois de em 1920 ter sido canonizada.

- de 1990. O Partido Comunista da Polónia desapareceu dando origem ao Partido Social Democrata.

 

7 de Janeiro

- de 1610. Galileu descobriu os quatro satélites de Júpiter - Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

- de 1714. Uma Patente foi emitida para a primeira máquina de escrever projectada pelo inventor inglês Henry Mill.

- de 1830. Morte da rainha viúva D. Carlota Joaquina, em Lisboa. Tinha casado com o infante D. João, futuro D. João VI em 1785.

- de 1989. O imperador japonês Hirohito morreu, tendo reinado durante 62 anos. Foi suceido pelo filho o príncipe Akihito. 

 

8 de Janeiro

- de 1455. A Bula do Papa Nicolau V, «Romanus Pontifex» concede ao rei de Portugal, aos seus sucessores e ao infante D. Henrique, as terras descobertas e a descobrir pelos navegadores e exploradores ao serviço da Coroa de Portugal.

- de 1815. Batalha de Nova Orleães entre o exército americano, comandado pelo futuro presidente dos Estados Unidos Andrew Jackson, e o exército britânico, no decurso da Guerra de 1812.

- de 1889. Herman Hollerith fabricou o primeiro aparelho de processamento de dados.

- de 1913. Tomada de posse do 1.º governo Afonso Costa

- de 1918. O Presidente americano Woodrow Wilson apresentou os seus Catorze Pontos, propondo a auto determinação dos diversos povos europeus, a redução dos armamentos e a criação da Liga das Nações.

- de 1935. Nascimento do cantor americano Elvis Presley (1935-1977), em Tupelo, no Mississipi.

- de 1941. Baden Powell, criador do Escutismo, morreu.

- de 1959. Charles De Gaulle foi empossado presidente da República francesa. Tinha sido nomeado chefe do governo no ano anterior devido à instabilidade política provocada pela Guerra da Argélia.

- de 1982. A companhia americana American Telephone and Telegraph (AT&T) foi dividida no seguimento de uma acção anti-monopolista. A AT&T deu origem a 22 companhias locais, abrindo o mercado dos Estados Unidos à competição.

 

9 de Janeiro

- de 1822. Os membros do Senado da Câmara do Rio de Janeiro pediram a D. Pedro para não deixar o Brasil. O infante D. Pedro, chamado a Portugal pelas Cortes, decidiu ficar no Brasil, dando origem ao «Dia do Fico».

- de 1908. Nascimento da escritora francesa Simone de Beauvoir (1908-1986) em Paris. Tornou-se conhecida com o ensaio Le Deuxième Sexe, publicado em 1949, em 2 volumes.

- de 1944. Nascimento de Richard Nixon (1913-1994), em Yorba Linda, California. Foi o 37.º presidente dos Estados Unidos da América, tendo-se demitido devido ao escândalo Watergate. 

- de 1960. Início das obras de construção da barragem de Assuão, no Nilo. A barragem paga em um terço pela União Soviética criou um dos maiores reservatórios de água do mundo. A barragem foi inaugurada  em Janeiro de 1971.

 

10 de Janeiro

- de 1776. O livro do inglês Thomas Paine, Common Sense (Senso Comum) foi publicado, influenciando determinantemente os autores da Declaração de Independência americana.  O panfleto de 50 páginas vendeu mais de 500.000 exemplares na América e na Europa.

- de 1808. Pelas 11 horas da manhã, a frota que levava a corte para o Brasil, cruza a linha do Equador. D. Maria I e o Príncipe Regente tornavam-se os primeiros monarcas europeus a passar para o hemisfério austral.

- de 1809. Caiena, capital da Guiana francesa, a Norte do Brasil, é conquistada pelo exército português. A capitulação foi assinada no dia 12.

- de 1863. A primeira linha de caminho de ferro subterrâneo foi inaugurada em Londres. A linha Metropolitana ligava Paddington a Farrngdon.

- de 1878. A. Sargent, senador dos Estados Unidos da América pelo estado da Califórnia, apresentou uma proposta de Emenda Constitucional, dando o direito de voto às mulheres. A Emenda só foi aprovada em 1920.

- de 1912. O primeiro hidroavião, inventado por Glenn Curtiss, realizou o seu primeiro vôo em Hammondsport, no estado americano de Nova Iorque.

- de 1920. Criação oficial da Sociedade das Nações (SDN). A primeira reunião da Assembleia realizou-se dez meses depois, estando representados 41 países.

- de 1922. Arthur Griffith foi eleito primeiro presidente do Estado Livre Irlandês.

- de 1926. Estreou-se em Berlim o filme «Metropolis» realizado por Fritz Lang, com base num romance de Thea von Harbou.

- de 1946. Primeira reunião da Assembleia Geral das Nacões Unidas, em Londres, com delegados de 51 países.

 

11 de Janeiro

- de 1890. No seguimento da apresentação do Mapa Cor de Rosa, o governo britânico enviou um ultimato ao governo português exigindo a retirada das tropas portuguesas do território entre Angola e Moçambique.

- de 1963. A primeira discoteca abriu as portas em Los Angeles, tendo como nome «Whisky-a-gogo».

- de 1964. O Cirurgião Geral dos Estados Unidos fez uma declaração afirmando que o consumo de  cigarros podiam prejudicar a saúde, a primeira declaração oficial de um governo sobre o assunto.

- de 1974. O recenseamento eleitoral, feito para a realização das primeiras eleições democráticas em Portugal, atingiu mais de 6 milhões de inscritos.

 

12 de Janeiro

- de 1588. Nascimento de  John Winthrop (1588-1649) em Suffolk, Inglaterra. Em 1630 foi com um grupo de Puritanos ingleses para a América, tornando-se o primeiro governador da Colónia da Baía de Massachusetts.

- de 1729. Nascimento do político e filósofo irlandês Edmund Burke (1729-1797), em Dublin. Orador de mérito ficou conhecido internacionalmente quando escreveu Reflections on the Revolution in France, publicado em 1790.

- de 1879. Começo da Guerra Zulu entre a Grã-Bretanha e tribos nativas da Zululandia, que levou à destruição do Império Zulu, criado por Saka.

- de 1976. Morte da escritora inglesa Agatha Christie, em Wallingford, com 85 anos de idade.

- de 1990. O Partido Comunista da Roménia foi proibido, após a deposição de Nicolae Ceauescu.

- de 1996. A primeira operação militar conjunta russo-americana após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu com a chegada de forças russas à Bósnia .

 

13 de Janeiro

- de 1750. Assinatura do Tratado de Madrid, que pôs fim a conflitos entre Portugal e a Espanha no Sul da América meridional, definindo os limites do Brasil.

- de 1759. Em Lisboa, Belém, os Távoras e o duque de Aveiro são executados de uma forma selvagem, criticada pela opinião internacional, por estarem implicados no atentado contra o rei D. José.

- de 1893. O Partido Trabalhista Independente britânico foi criado tendo como seu primeiro dirigente James Keir Hardie.

- de 1898. O escritor francês Émile Zola publicou uma carta com o título J'Accuse, em que acusava o governo de francês de encobrir a verdade no caso Dreyfus. O capitão Alfred Dreyfus, de origem judaica,  tinha sido acusado de espionagem a favor da Alemanha, condenado e deportado para a Guiana Francesa. Devido à carta que provocou a reabertura do processo, Dreyfus foi ilibado e reintegrado no exército francês.

- de 1935. A população da região do Saar, entre a França e a Alemanha, votou pela incorporação no reich Alemão governado pelo Partido nazi de Hitler. O território estava sob controlo da França desde o fim da Primeira Guerra Mundial.

 

14 de Janeiro

- de 1875. Nascimento do médico e filósofo alemão Albert Schweitzer (1875-1965), na Alsácia. Serviu em África como missionário médico devendo-se-lhe a organização da luta contra a lepra neste continente, o que lhe valeu a atribuição do Prémio Nobel da Paz em 1952.

- de 1943. O presidente americano Roosevelt e o primeiro ministro britânico Churchill reuniram-se em Casablanca, em Marrocos, numa conferência que durou até ao dia 23. Na conferência de imprensa de apresentação dos resultados da reunião, o presidente americano, surpreendentemente, afirmou que os aliados tinham acordado que a paz só seria alcançada por meio «da eliminação total do poder militar alemão e japonês. O que implica a rendição incondicional da Alemanha, Itália e Japão.» Esta decisão foi muito controversa na altura.

 

15 de Janeiro

- de 69 a.C.. O imperador romano Galba foi morto pela Guarda Pretoriana no Forum de Rom. Tinha sucedido a Nero, e o seu assassinato deu origem a uma época de 30 anos de anarquia governativa no império romano.

- de 1446. O rei D. Afonso V atingiu a maioridade, fazendo 14 anos, passando a governar directamente.

- de 1535. Henrique VIII tornou-se Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra em resultado do Acto de Supremacia que tinha provocado a separação da Igreja Católica Romana. 

- de 1559. Isabel Tudor, filha de Henrique VIII e de Ana Bolena, foi coroada rainha de Inglaterra enquanto Isabel I.

- de 1929. Nascimento de Martin Luther King (1929-1968) em Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos da América. Foi um defensor dos direitos civis dos negros, propondo métodos de acção não-violentos para alcançar a igualdade. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1964, tendo sido assassinado em 1968, em Mênfis, no estado americano do Tennessee.

 

16 de Janeiro

- de 1547. Ivan, O Terrível, grão-príncipe da Moscóvia, desde 1533, foi coroado como primeiro Czar da Rússia. Governou a Rússia até 1584 promovendo reformas em todas as áreas, incluindo a criação de uma administração centralizada e a imposição de uma disciplina de tipo militar, o que o levou a instituir uma política de terror contra a aristocracia hereditária.

- de 1809. O exército britânico, comandado pelo general Moore, venceu o exército francês, comandado pelo marechal Soult, na batalha de Corunha. A vitória permitiu que a força britânica embarcasse com toda a segurança nos navios que a esperavam, para levarem as tropas de regresso à Grã-Bretanha.

- de 1853. Nascimento do industrial francês e Andrè Michelin (1853-1931), em Paris. Criou a Companhia de Pneus Michelin em 1888, promovendo a utilização de pneumáticos nas rodas dos automóveis.

- de 1979. O Xá do Irão abandonou o país no meio de manifestações contra o seu governo e a revolta de fundamentalistas islâmicos dirigidos pelo Ayatollah Khomeini. O Xá governava desde 1941 e tinha tentado ocidentalizar o país sem sucesso. 

- de 1991. A Guerra do Golfo  começou com o início dos ataques aéreos às defesas anti-aéreas iraquianas. O bombardeamento de Bagdade foi transmitido em directo pelos correspondentes da estação de televisão americana CNN.

- de 1992. A Guerra Civil em El Salvador terminou com a assinatura de um tratado de paz na Cidade do México. O conflito fez 75.000 mortos.

 

17 de Janeiro

- de 1706. Nascimento de Benjamin Franklin (1706-1790), em Boston, na colónia britânica do Massachusetts. Cientista, filósofo, político e diplomata, foi um dos signatários da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.

- de 1773. O Resolution, navio da Marinha de Guerra britânica, comandado pelo capitão James Cook tornou-se o primeiro navio a atravessar o Círculo Polar Antártico..

- de 1945. Varsóvia foi libertada pelo Exército soviético, no decurso da Segunda Guerra Mundial.

 

18 de Janeiro

- de 1919. Início da Conferência de Paz que terminou a Primeira Guerra Mundial. As reuniões foram realizadas no Palácio de Versalhes, perto de Paris.

- de 1934. Revolta de trabalhadores vidreiros da Marinha Grande, contra o governo de Salazar.

 

19 de Janeiro

- de 1809. Nascimento do escritor americano Edgar Allan Poe (1809-1849), em Boston, Massachusetts. Escritor de romances de mistério uma das suas obras mais conhecidas é o poema The Raven.

- de 1839. Nascimento do pintor francês Paul Cézanne (1839-1906) em Aix-en-Provence. Impressionista no início da sua carreira de pintor, em 1876 a sua pintura anuncia «uma nova maneira» que o tornaram um dos pintores mais importantes de finais do século XIX e princípios do XX, tendo influenciado decididamente o Cubismo.

- de 1966. Indira Gandhi é escolhida como primeira-ministra da Índia, em substituição do primeiro-ministro falecido oito dias antes, Lal Shastri. Governará até 1975 e, num segundo período, de 1980 a 1984, ano em que será assassinada por um dos seus guarda-costas.

 

20 de Janeiro

- de 1649. Começo do julgamento do rei Inglês Carlos I, preso pelas forças militares do Parlamento, comandadas por Oliver Cromwell, acusado de traição. O rei foi condenado à morte e decepado.

- de 1936. Morte do rei inglês Jorge V. Neto da rainha Vitória, tinha reinado desde 1910. Devido à Primeira Guerra Mundial, mudou o nome da família real de Saxe-Coburgo-Gotha, para o nome mais inglês de Windsor.

- de 1942. Reunião da Conferência de Wannsee em Berlim, dirigida por Rheinhard Heydrich, adjunto de Himmler e chefe das polícias alemãs, para coordenar a Solução Final do Problema Judeu (Endlosung), pela qual a Alemanha nazi tentará exterminar os cerca de 11 milhões de judeus que viviam na Europa.

- de 1996. Yasser Arafat tornou-se o primeiro dirigente democraticamente eleito do povo Palestiniano, tendo recolhido 88 % dos votos.

 

21 de Janeiro

- de 1793. O rei de França Luís XVI foi executado em Paris, tendo morrido decepado por meio de uma Guilhotina. 

- de 1924. Morte de Lenine, em Moscovo, com uma hemorragia cerebral. Transportado pela Alemanha da Suiça para a Rússia, no fim da Primeira Guerra Mundial, dirigirá a tomada do poder do Partido Bolchevique, e a destruição das instituições democráticas da República Russa. A sua morte levará a uma luta pelo poder, pela a direcção da URSS, entre Trotsky e Staline, que este último venceu, .

- de 1976. Começo dos voos comerciais do avião supersónico Concorde. O avião voa a uma velocidade duas vezes superior à velocidade do som (Mach 2).

 

22 de Janeiro

- de 1561. Nascimento de Francis Bacon (1561-1626), ensaísta, filósofo e político inglês. Escreveu Novum Organum e The Advancement of Learning.

- de 1808. A frota portuguesa que transportou a Rainha D. Maria I, o príncipe regente D. João e a corte portuguesa de Portugal para o Brasil aporta na Baía.

- de 1901. Morte da Rainha Vitória, após 64 anos de reinado. Sucedeu-lhe o seu filho que subiu ao trono enquanto Eduardo VII.

- de 1905. Domingo Sangrento em São Petersburgo, quando as tropas da Guarda Imperial disparam contra cerce de 500 manifestantes por ordem do próprio Imperador, que filmou ele próprio o acontecimento. Esta acção deu origem aos acontecimentos revolucionários de 1905 que acabaram por falhar.

- de 1961. O paquete Santa Maria é tomado por oposicionistas ao governo salazarista, pelo capitão Henrique Galvão com a colaboração do general Humberto Delgado.

 

23 de Janeiro

- de 1898. Nascimento do realizador soviético Sergei Eisenstein (1898-1948), em Riga, na Letónia. Desenvolveu uma nova forma de filmagem por meio da utilização de montagens artísticas - séries de imagens arbitrárias - para criar um impacto emocional. Antes dele, a maior parte dos realizadores mostravam as cenas em sequência cronológica. Os seus filmes mais conhecidos são O Couraçado Potemkin, Alexander Nevsky e Ivan o Terrível.

- de 1918. D. Nuno Álvares Pereira é beatificado.

- de 1981. A escritora francesa Marguerite Yourcenar foi admitida na Academia Francesa, sendo a primeira mulher a entrar nesta instituição criada pelo cardeal Richelieu, primeiro ministro de França durante o reinado de Luís XIII, em 1635. As suas obras mais conhecidas são Memórias de Adriano,  a Obra ao Negro e Alexis ou o Tratado do Vão Combate.

- de 1937. Dezassete dirigentes comunistas são julgados, acusados de participar num tentativa de golpe de estado, organizado por Leon Trostky para derrubar Estaline e o seu regime. Após uma semana de julgamento 13 deles serão condenados à morte. Trostky, exilado À muito será morto em 1940, no México.

 

24 de Janeiro

- de 41 d.C. O imperador romano Calígula é morto durante os Jogos Palatinos, após um reino de somente quatro anos, caracterizados pela sua loucura e crueldade.

- de 1712. Nascimento de Frederico II da Prússia (1712-1784). Terceiro Rei da Prússia, tornará o país uma potência europeia, e a mais importante potência alemã, devido às suas vitórias militares.

- de 1848. Começo da corrida ao ouro na Califórnia, devido à descoberta ocasional do metal na região de Colomar. O anúncio feito pelo presidente americano Polk, no fim do ano, causou sensação e levou à ida dos «Forty-niners» para a Califórnia à procura de fortuna.

- de 1895. Com a abdicação forçada da rainha do Haiti Liliuokalani, realizada com o apoio de produtores americanos de ananases o arquipélago tornou-se num protetorado americano. Mais tarde transformou-se numa república independente, mas em 1898 foi anexado pelos Estados Unidos da América, tornando-se um território até à sua inclusão na União, enquanto 50.º estado.

- de 1965. Morte de Wiston Churchill (1874-1965), primeiro ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial.

- de 1972. O soldado japonês Shoichi Yokoi foi encontrado na ilha de Guam, 28 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.

 

25 de Janeiro

- de 1533. O rei de Inglaterra Henrique VIII casou com Ana Bolena, a sua segunda mulher, desafiando o Papa Clemente que recusou anular o seu casamento com a infanta espanhola Catarina de Aragão. Deste casamento nasceu a futura rainha de Inglaterra Isabel I. Ana Bolena será condenada à morte por traição e decepada na Torre de Londres.

- de 1554. Fundação da cidade de São Paulo, no Brasil, por colonos portugueses.

- de 1947. Al Capone, o famoso gangster de Chicago durante a Lei Seca, morreu em Miami, de sífilis..

- de 1971. O general Idi Amin, tomou o poder no Uganda depondo o presidente Milton Obote. Governou o país em ditadura tendo expulso os asiáticos do Uganda, e realizando massacres contra a população tribal do país que terão feito mais de 300.000 vítimas. Foi derrubado devido à invasão do exército da Tanzania apoiado por nacionalistas ugandeses.

 

26 de Janeiro

- de 1654. Os holandeses retiraram definitivamente de Pernambuco, no Brasil.

- de 1788. Criação de uma colónia penal na Baía de Sidney, na Austrália, com a chegada de 11 navios vindos da Grã-Bretanha, com 778 prisioneiros, transportados para a Austrália para diminuir a população das prisões na Grã-Bretanha.

- de 1887. Tem início a construção da Torre Eiffel, em Paris, no local onde se realizará a Exposição Universal de Paris.

- de 1996. A Roménia foi o primeiro país do antigo Pacto de Varsóvia a aderir à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

 

27 de Janeiro

- de 1756. Nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) em Salzburg, actualmente na Áustria, sendo considerado um dos maiores compositores na história da música ocidental. Tendo morrido com 35 anos de idade, escreveu no decurso da sua vida 16 óperas, 41 sinfonias, 27 concertos para piano e 5 para violino, 25 quartetos de cordas, 19 missas e muitas outras obras, que ao todo perfazem mais de 600 composições.

- de 1763. O Brasil passa a ser governado por um Vice-Rei e a sua capital é transferida de São Salvador da Baía para o Rio de Janeiro.

- de 1832. Nascimento do escritor inglês Lewis Carroll (1832-1898), em Daresbury, no Cheshire. As suas obras mais conhecidas são Alice's Adventures in Wonderland e Through the Looking Glass.

- de 1856. Início da Guerra do Paraguai entre o Brasil e o Paraguai.

- de 1859. Nascimento do imperador alemão Guilherme II (1859-1941). Neto da rainha Vitória reinou a partir de 1888 devido à morte repentina do pai, o imperador Frederico III, até 1918, tendo abdicado e pedido asilo à Holanda.

- de 1879. Thomas Edison patenteou a lâmpada eléctrica.

- de 1938. As forças militares nacionalistas comandadas pelo general Franco conquistaram Barcelona às forças republicanas, tendo a ajuda do exército italiano. 

- de 1943. A 8.ª Força Aérea americana começa os bombardeamentos realizados unicamente por forças americanas, com um ataque a Wilhelmshaven por uma formação de 55 bombardeiros. No ataque foram derrubados 3 bombardeiros americanos tendo sido abatidos 22 caças alemães.

- de 1944. No decurso da Segunda Guerra Mundial, o exército soviético levantou o cerco a Leninegrado, actual São Petersburgo. O cerco que durou 900 dias, tendo começado em finais de 1941, fez mais de um milhão de vítimas, por meio das doenças, da fome e dos bombardeamentos.

- de 1945. O Exército Soviético ocupou o campo de extermínio de Auschwitz, perto de Cracóvia, na Polónia. O campo serviu para o assassinato sistemático de mais de 2.000.000 de pessoas, sendo 1.500.000 delas judeus.

- de 1973. O envolvimento dos Estados Unidos da América no Vietname do Sul terminou com a assinatura de um acordo em Paris, que previa a retirada das tropas americanas em 60 dias. No decurso da Guerra do Vietname morreram 58.000 soldados americanos, 300.000 foram feridos e 2.500 foram considerados desaparecidos.

 

28 de Janeiro

- de 1547. Morte de Henrique VIII de Inglaterra, sendo sucedido pelo seu filho, nascido do seu casamento com Jane Seymour, Eduardo VI.

- de 1808. No seguimento da chegada da família real ao Brasil, os portos da colónia são abertos ao comércio das nações amigas.

- de 1841. Nascimento do explorador galês Henry Stanley (1841-1904). Enquanto correspondente do jornal americano New York Herald, foi incumbido de encontrar o missionário e explorador inglês David Livingstone em África. Quando o encontrou, perto do Lago Tanganica, em 1871, depois de uma cansativa busca, Stanley limitou-se a perguntar: «Dr. Livingstone, I presume?»

- de 1871. A Guerra Franco Prussiana termina com a rendição de Paris aos exércitos alemães. O Império Alemão proclamado no Palácio de Versalhes anexou as províncias francesas da Alsácia e da Lorena.

- de 1935. A Islândia tornou-se o primeiro país do mundo a legalizar o aborto.

- de 1949. O Conselho da Europa foi criado.

- de 1986. O Space Shuttle Challenger explodiu no ar, matando sete pessoas, incluindo  Christa McAuliffe, uma professora que se iria a primeira pessoa sem preparação militar ou científica no espaço.

 

29 de Janeiro

- de 1737. Thomas Paine (1737-1809) autor de Common Sense, nasceu em Thetford, Inglaterra. O panfleto escrito em 1776 defendia que um novo país, independente da Inglaterra, poderia tornar-se «...um asilo para a humanidade.»

- de 1860. Nascimento do dramaturgo russo Anton Chechov (1860-1904), em Taganrog. As suas obras incluem O Tio Vânia e as Três Irmãs.

- de 1886. Karl Benz inventou o primeiro motor automóvel movido a gasolina.

- de 1891. Começo do reino de Liliuokalani no Haiti. Conhecida pela sua canção Aloha Oe reinou somente quatro anos, sendo obrigada a abdicar por poderosos homens de negócios, que conseguiram a anexação do arquipélago pelos EUA.

- de 1919. A 18.ª Emenda à Constituição dos EUA foi aprovada. Até 1933 o fabrico, transporte e venda de bebidas alcoólicas foi proibida nos EUA. A Emenda teve o resultado inesperado de aumentar vertiginosamente o crime organizado no país.

- de 1924. Teófilo Braga, primeiro presidente do governo provisório da República Portuguesa morre.

 

30 de Janeiro

- de 1649. Execução do rei inglês Carlos I, por decapitação, após ter sido condenado por traição por um tribunal especial reunido por ordem do Parlamento inglês.

- de 1933. Adolf Hitler foi nomeado Chanceler alemão pelo presidente Paul Hindenbourg, devido a ser o dirigente do partido mais votado nas eleições. Formará um governo de coligação com partidos do Centro e da Direita.

- de 1948. Mahatma Ghandi, dirigente da luta pela independência da Índia, foi assassinado em Nova Deli por um fanático religioso.

- de 1958. Yves Saint Laurent realiza o seu primeiro desfile de moda em Paris.

- de 1968. Começo da Ofensiva de Tet por forças do Vietname do Norte que atacaram várias capitais provinciais do Vietname do Sul, assim como Saigão. As forças americanas conseguiram travar a ofensiva, mas as imagens transmitidas pelas cadeias de televisão americanas, com cenas de violência brutal, fizeram nascer nos EUA um movimento de oposição à guerra que se tornou cada vez mais forte.

- de 1972. O Exército britânico matou 13 católicos em Londonderry, uma cidade da Irlanda do Norte, durante uma manifestação de defesa dos direitos civis. O acontecimento ficará conhecido por Domingo Sangrento (Bloody Sunday).

 

31 de Janeiro

- de 1876. Os índios são obrigados pelo governo dos EUA a mudarem-se para as reservas índias..

- de 1888. Morre São João Melchior Bosco, conhecido por Dom Bosco, religioso, educador e escritor italiano, criou a ordem dos Salesisanos em Turim no ano de 1859, com 22 outros religiosos. Foi canonizado em 1 de Abril de 1934.

- de 1890. Revolta republicana no Porto, que foi a primeira tentativa de derrube da monarquia e implantação de um regime republicano.

- de 1929. No seguimento das lutas pela sucessão de Lenine, Leon Trostsky é expulso da Rússia.

- de 1943. As forças militares alemãs cercadas em Stalinegrado rendem-se ao exército soviético. Durante a Batalha de Stalingrado 160.000 alemães morreram e 90.000 foram feitos prisioneiros, incluindo o marechal de campo von Paulus, o primeiro marechal alemão a render-se.

 

 

Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho
Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

 

| Página Principal |
| A Imagem da Semana | O Discurso do Mês | Almanaque | Turismo histórico | Estudo da história |
| Agenda | Directório | Pontos de vista | Perguntas mais frequentes | Histórias pessoais | Biografias |
| Novidades | O Liberalismo | As Invasões Francesas | Portugal Barroco | Portugal na Grande Guerra |
| A Guerra de África | Temas de História de Portugal | A Grande Fome na IrlandaAs Cruzadas |
| A Segunda Guerra Mundial | Think Small - Pense pequeno ! | Teoria Política |

Escreva ao Portal da História

© Manuel Amaral 2000-2015