Lisboa mourisca, por Martins Barata |
DISCURSO
DE D. JOÃO PECULIAR, ARCEBISPO DE BRAGA,
Discurso proferido pelo arcebispo de Braga perante o alcaide, o bispo moçarabe, e outras autoridades da Lisboa muçulmana. D. João Peculiar, acompanhado pelo bispo do Porto e alguns cruzados, e após se ter negociado um período de tréguas, dirigiu-se à cidade, para explicar as razões do ataque «devendo parecer que se os atacávamos era a grande pesar nosso», como escreveu o cruzado autor da carta em que se transcreve este discurso.
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O discurso do arcebispo de Braga mostra bem as razões que os cristãos davam para a conquista dos territórios muçulmanos. O fundamento era a «reconquista», e não a «cruzada». Era retomar a posse de territórios que eram cristãos e que os muçulmanos tinham conquistado indevidamente. Não havia outras razões, nem de ordem religiosa nem cultural, e por isso afirmava D. João, que a cidade se rendesse não haveria perseguições à população, mas que a conquista poderia levar ao saque. O discurso foi proferido a seguir à cerimónia de assinatura do acordo entre D. Afonso Henriques e os Cruzados para a conquista de Lisboa, realizada no dia 30 de Junho, e o início do cerco à cidade acontecido no dia seguinte, 1 de Julho. |
«Há já uns 358 anos ou até mais que tendes ilegitimamente nas vossas mãos cidades que são nossas e a posse das nossas terras, anteriormente a vós habitadas por cristãos» O Deus de paz e de amor
retire dos vossos corações a venda do erro e vos converta a si. É que nós viemos ao vosso
encontro para vos falarmos de paz. Com a concórdia, efectivamente, as
coisas pequenas crescem, com a discórdia as maiores definham. Ora para que
esta não reine entre nós por todo o sempre é que vimos ter aqui convosco
a fim de chegarmos a uma conciliação. Efectivamente, a natureza
gerou-nos a todos de um só e mesmo princípio, de tal modo que não ficaria
bem que, estando ligados por um pacto de solidariedade humana e por um vínculo
de concórdia da mãe de todos, nós vivêssemos desagradados uns com os outros. Nós, pela nossa parte, não
vimos a esta cidade, que está na vossa posse, para vos lançar fora daqui
nem para vos espoliar. Uma coisa tem, efectivamente, sempre consigo a inata
benignidade dos cristãos, é que, embora reivindique o que é seu, não
rouba o alheio. O território desta cidade reivindicamo-lo como sendo nosso
por direito; e, por certo, se em vós alguma vez tivesse medrado a justiça
natural, sem vos fazerdes rogados, com as vossas bagagens, com haveres e pecúlios,
com mulheres e crianças, vos poríeis a caminho da terra dos mouros de onde
viestes, deixando a nossa para nós. É-nos, pelo contrário,
sobejamente conhecido que só a contragosto ou forçados a isso o fareis. No
entanto, procurai fazê-lo por vossa iniciativa, pois se aceitardes de boa
mente o que vos rogamos, estareis imediatamente a salvo das consequências
mais amargas do que pretendemos. Que tipo de conciliação se possa
estabelecer entre nós não o sei, pois a sorte que há-de caber a cada um não
está garantida a ninguém, à partida. Fostes vós que viestes da terra dos
mouros e dos moabitas e raptastes fraudulentamente o reino da Lusitânia a
um rei vosso e nosso 1. São inúmeras as depredações
que se fizeram e continuam ainda a fazer sobre cidades e aldeias com as suas
igrejas desde esse tempo até hoje. Por uma parte, ficou em causa a vossa
lealdade, por outra parte, ficou lesado o convívio em sociedade. Há já uns 358 anos ou até
mais 2 que tendes ilegitimamente nas vossas mãos cidades
que são nossas e a posse das nossas terras, anteriormente a vós habitadas
por cristãos a quem nenhuma espada de exactor forçou a abraçar a fé, mas
só a palavra da pregação tornou filhos adoptivos de Deus, no tempo do
nosso apóstolo Santiago e dos seus discípulos, Donato, Torquato, Secundo,
Indalécio, Eufrásio, Tesifonte, Victor, Pelágio e muitos outros
assinalados varões apostólicos 3. Temos nesta cidade
como testemunho o sangue derramado pelo nome de Cristo no tempo do
governador romano Daciano 4
por parte de mártires como Máxima,
Veríssimo e a virgem Júlia 5. Consultai o concílio de
Toledo celebrado no tempo de Sisebuto, glorioso rei nosso e também vosso;
é-nos testemunha Isidoro, arcebispo de Sevilha, e o bispo de Lisboa desse
tempo, Viérico, com mais de duzentos bispos de toda a Hispânia
6.
Atestam-no ainda nas cidades sinais manifestos das ruínas das igrejas
7. Mas, dado que tendes
mantido a cidade ocupada em uso longo com propagação das vossas estirpes,
usaremos para convosco do habitual sentimento de bondade. Entregai nas
nossas mãos a guarnição do vosso castelo. Cada um de vós terá as
liberdades que tem tido até aqui. Não queremos, efectivamente,
expulsar-vos dos vossos assentamentos tão antigos; viva cada um segundo os
seus costumes, a não ser que espontaneamente queira vir aumentar a Igreja
de Deus 8. Como observamos, é riquíssima
e bastante próspera a vossa cidade, mas está exposta à avidez de muitos.
Efectivamente, quantos arraiais, quantos navios, que multidão de gente está
em conjura contra vós! Tende em atenção a devastação dos campos e dos
seus frutos. Tende em atenção o vosso dinheiro. Tende ao menos em atenção
o vosso sangue. Aceitai a paz enquanto vos é favorável, pois é bem
verdade que é mais útil uma paz nunca posta em causa que outra que se
refaz com muito sangue; de facto, é mais agradável a saúde nunca
alquebrada que a que foi recuperada depois de graves doenças e sob ameaças
de medidas forçadas e exigências extremas para ficar a salvo. É grave e
fatal a doença que vos atinge; outra virá se não tomardes uma resolução
salutar: ou ela se extingue ou vós sereis extintos. Tomai cuidado, pois a
rapidez apressa o fim. Cuidai da vossa segurança enquanto tendes tempo. Antigo, na verdade, é o
provérbio que diz: «na arena é que o gladiador forma o seu plano»
9.
A partir de agora a resposta pertence-vos a vós, se assim vos
aprouver". Notas ( de Aires A. Nascimento ) : 1. A expressão
reflecte certamente a intenção de chamar a atenção para o que se
pretende fazer: restabelecer os direitos que nunca cessaram e por isso se
invoca a figura do rei, que não pode ser outro que Rodrigo, sacrificado por
causa dos pecados do seu povo, cuja expiação chegava agora ao fim, segundo
interpretação da própria Chronica Gothorum , pois os mouros eram
escorraçados da Hispânia. 2. Faz notar Ch. W
David, ad loc., que a data de 789 corresponde ao tempo em que os muçulmanos
consolidaram o seu domínio através da acção de Abderramão I (756-788).
Deverá reter-se que essa data, apresentada como aproximativa, corresponde
também ao período em que, segundo a Chronica Gothorum, se situa a
acção de Afonso I em campanhas sucessivas, contra os mouros; a pretensão
de recuperar a terra ocupada por outros retirava a estes a legitimidade da
posse. 3. Os «varões
apostólicos», ou fundadores das mais antigas igrejas episcopais hispânicas,
aparecem já em Actas escritas pelo séc. VIII. Os seus nomes são: Torquato,
de Acci (Guádix), Tesifonte, de Bergium (Bejar); Esício, de Carcer (Carcesa);
Indalécio, de Urci (Almería); Secundo, de Abula (Atila); Eufrásio, de
Iliturgi (Andújar) e Cecílio, de Illiberis (Elvira). Teriam sido enviados
a Espanha por Pedro e Paulo a partir de Roma. Tendo chegado a Acci, foram
perseguidos pelos pagãos, mas deles foram milagrosamente salvos, pois,
quando eles corriam no seu encalço, desabou uma ponte que atravessavam.
Dispersaram-se eles pela região hispânica a evangelizá-la. Foi-lhes
dedicado um monumento em Guádix, onde todos os anos lhes era prestado culto
no dia 1 de Maio junto de uma oliveira que florescia nesse dia. Esse culto
espalhou-se e entrou nos martirológios, calendários e livros litúrgicos.
A legenda deriva certamente de tentativas mais ou menos generalizadas de
garantir apostolicidade para as diversas igrejas. Cf. Dom Henri Quentin, Les
Martyrologes historiques du Moyen Âge, Paris, 1908, p. 102; J. Vives,
"Varones apostólicos", in Diccionario de Historia Ecclesiástica
de España, Madrid, 1975; J. Vives, "Tradición y legenda en Ia
hagiografia hispânica", Hispania Sacra, 18, 1965, 495-508; Ángel Fábrega
Grau, Pasionario Hispânico, Madrid, 1953, I, 125-130. A legenda deve ter
tido ramificações, mas é praticamente impossível seguir o seu percurso;
é provável que sob o nome de Víctor pretenda João Peculiar referir-se a
S. Víctor de Braga, que, segundo o Pasionario Hispânico, era apenas catecúmeno;
sob o nome de Pelágio está certamente o célebre mártir de Córdova do
ano 925, cujo culto se difundiu rapidamente, chegando até ao Reno e
ganhando os favores da corte leonesa. Posteriormente, junta-se-lhe S. Pedro
de Rates como discípulo de Tiago, o qual teria sido o primeiro bispo de
Braga; na mesma sequência Basileu, também discípulo de Tiago, seria o
fundador da igreja do Porto. Para Évora já o Livro das Calendas da Sé de
Coimbra, para o dia 21 de Maio, mencionava o nome de Manços, que André de
Resende admite como tendo participado na entrada triunfal de Cristo em
Jerusalém e acompanhado a Última Ceia. Cf. Miguel de Oliveira,
"Lendas apostólicas peninsulares", in Lenda e História, Lisboa,
1964, pp. 79-110; J. Fernández Catón, San Mancio; culto, leyenda y
religuias, León, 1983. 4. Ainda que a forma
do nosso manuscrito seja "Ageiano", esta costuma ser interpretada
como deformação de Daciano, nome que aparece habitualmente consagrado nas
actas dos mártires hispânicos, a partir certamente da antiga legenda de S.
Vicente de Valência; para os problemas levantados por este
"ciclo", cf. Baudouin de Gaiffier, "Sub Daciano praeside. Étude
sur les passions espagnoles", Analecta Bollandiana, 72, 1954, 138-152,
onde se contestam opiniões de A. Fábrega Grau, Pasionario Hispánico,
Madrid, 1953,1, pp. 67-78. Quanto à figura histórica do governador hispânico,
às ordens de Diocleciano e Maximiano, aduz o mesmo autor que as notícias são
escassas e sobretudo inseguras, ainda que lhe tenha sido alegadamente atribuída
uma inscrição, pois esta não apresenta base de autenticidade: CIL, t. II,
p. 5*, n.° 17; Act. SS., Oct., t. XII, p. 195; A. Périn, Totius
latinitatis onomasticon, I, p. 453; ThLL, Onomasticon, III, col. 8. 5. Note-se que o
nome dos mártires dado por D. João Peculiar difere do que atrás lhe havia
sido dado, mas as variantes são possíveis e podem significar que o cruzado
não intentou resolvê-las ou será também de admitir que as diferenças
existiam nos diversos calendários locais (sem que isso constituísse óbice
de um mesmo culto). 6. Há confusão óbvia
neste passo, pois não consta que tenha havido qualquer concilio em Toledo
no reinado de Sisebuto (612-621) e sob a presidência de Isidoro de Sevilha
(600-636) e muito menos com a presença de um bispo de Lisboa de nome Viárico;
de facto, este assiste ao IV Concílio de Toledo, em 633, ao tempo de
Sisenando, sendo um dos sessenta e seis bispos que assinam as actas, sob a
presidência de Isidoro, voltando a estar no V Concílio de Toledo, em 636,
mas já sob a presidência de Eugênio, e no seguinte, em 638. A referência
ao concílio de Toledo entra numa ordem de provas que não deixariam de ter
importância para os próprios interlocutores do lado muçulmano. 7. Aqui D. João
Peculiar não é tão concreto como o cruzado, pois este refere-se a uma
igreja dedicada aos mártires na zona de Campolide. 8. Note-se que, pelo
IV Concílio de Toledo, can. 57, se proibiam as conversões forçadas.
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Fontes : Conquista de Lisboa aos Mouros (1147) Osberno, trad. de José Augusto de Oliveira, pref. de Augusto Vieira da Silva, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1935 (2.ª ed., 1936); Conquista de Lisboa aos Mouros em 1147. Carta de um Cruzado inglês que participou nos acontecimentos, apres. e notas de José da Felicidade Alves, Lisboa, Livros Horizonte («Cidade de Lisboa, 4»), 1989; A Conquista de Lisboa aos Mouros. Relato de um Cruzado, ed., trad. e notas de Aires A. Nascimento, introd. de Maria João V. Branco, Lisboa, Vega («Obras clássicas da Literatura Portuguesa. Literatura Medieval, 96»), 2001
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