Carta de Jorge Reinel realizada por volta de
1540, |
«DISCURSO» DO 1.º CONDE DA CASTANHEIRA
"Carta do conde muito de notar a el-rei D. João sobre as necessidades do reino", enviada por D. António de Ataíde, vedor da Fazenda a D. João III, em 4 de Outubro de 1541, defendendo o abandono das fortalezas de Safim e de Azamor, em Marrocos, e a concentração dos esforços de Portugal na Índia.
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Segundo Frei Luís de Sousa, que publicou esta carta nos seus Anais de D. João III, o «grande» conde da Castanheira tinha afirmado que o abandono das praças de Marrocos se devia ter realizado anos antes quando Safim tinha sido cercada. O abandono da cidade têxtil de Safim e do porto de cereais que era Azamor, depois de se ter perdido, no ano anterior, o cabo de Guer, e antes da saída de Alcácer-Ceguer e de Arzila, em 1549-1550, deveu-se à crise comercial de nível mundial e muito profunda de meados do século XVI, que como afirmou Vitorino Magalhães Godinho foi «para o império português [uma] autêntica viragem de estrutura.» Com estes abandonos ficou comprometido o controlo do estreito de Gibraltar, e as cidades de Larache, Salé e Tetuão tornam-se covis de piratas, perdendo-se também o comércio de cereais, de açúcar, de escravos e de metais. Com o fim do domínio português do litoral marroquino, o reino de Fez tornou-se uma potência internacional, com relações com a Inglaterra e a França, pondo em causa por muito tempo, de facto até meados do século XIX, a segurança do Algarve e do estreito de Gibraltar. Foi a partir deste momento que se começou a olhar mais intensamente para o desenvolvimento de Angola e do Brasil. O abandono do domínio das costas do Norte de África nunca foi, por tudo isto, consensual no Portugal da segunda metade do século XVI. |
«Algumas vezes aconteceu para me tirar desta dúvida, buscar alguns homens de muita idade e experiência para saber deles a diferença que há deste tempo ao passado.» Quando cuido nas coisas que Vossa Alteza é
obrigado a suster, e no modo de que está sua fazenda, representam-se-me
tantas desesperações, que muitas vezes me parece que vem mais de minha
compleição melancólica, que doutra coisa. E já me algumas vezes
aconteceu para me tirar desta dúvida, buscar alguns homens de muita idade e
experiência para saber deles a diferença que há deste tempo ao passado,
que eles tinham visto de mais necessidades. Os mais me diziam que nunca
tamanhas foram. E alguns hão que houve já outras tais, e que se
remediaram. E estes me parece que cuidavam pouco nelas. Porque de alguns
anos a esta parte vão elas sendo tão diferentes das passadas, que põe
alguns costumes muito novos a esta terra, com que Vossa Alteza e ela, a meu
ver, não podem; e se se não buscar remédio, hão-de poder cada vez menos. Uma foi começar-se a tomar dinheiro a câmbio.
E desde que se começou a tomar até agora, nunca se outra coisa fez; e
quase se não sustêm daí as despesas de Vossa Alteza. E porque ainda isto
não bastava para se remediarem, se começaram a vender juros. E posto que
creio que são vendidos quantos se podiam vender, algum serviço cuido que
tenho feito a Vossa Alteza em isso não ir mais avante, de que testemunhas:
e o pior é que já agora não há quem o compre. Porque, se no reino
houvera pessoas de muito dinheiro, ainda se puderam remediar as despesas com
vender jurisdições, que agora parece tão abominável coisa, como parecia
venderem-se juros, quando se começaram a vender. E uma coisa e outra o são
muito: porque na verdade não se deviam de dar senão por serviços, nem
comprar com outra moeda. Assim que a meu ver destas coisas se não podem já
valer. E os câmbios também me parecem que hão de durar pouco; e muito
mais pouco, se virem que Vossa Alteza se não põe em ordem. Porque os
mercadores não vivem senão de olhar pelo modo da vida das pessoas com que
contratam, e que podem fazer meter na cadeia; e até pelos jeitos julgam se
hão de fiar deles; quanto mais de reis, que, por derradeiro, se lhe não
podem pagar, não podem eles mais fazer nisso do que fazem as partes que tem
dinheiro na Casa da índia, que desejam bem de o arrecadar. E pois o suprimento das despesas assim está,
e elas vão lavrando mais que herpes, devem de haver algum modo de se
cortarem. Porque um homem permite cortarem-lhe um dedo, por não perder a mão,
e a mão por não perder o braço. E neste negócio não receio que por não
cortar uma coisa, se perca ela e outra, senão todas totalmente e sem nenhum
remédio. E as despesas de Vossa Alteza são as da Índia; e cá no reino
tenças e moradias, compras e tesouro, capela, guardas, relações, caça e
monte, música e ministros, e despesas extraordinárias, e lugares dalém,
que ponho por derradeiro para falar primeiro nas outras. As da Índia a meu ver se devem de
engrossar; e de quão desnecessária me parece a gente que Vossa Alteza
mandou o ano passado, tanto me parece necessário ir muita na armada que o
ano que vem com a ajuda de Deus há de ir. Porque agora por esta nau que da
Índia partiu derradeiro escrevem novas de rumes, e parece razão, porque
está o Turco desocupado, o que não estava os anos passados, e com pouca
esperança das coisas de Alemanha, e desapressado de Coron. E às coisas da
Índia se deve acudir como a remédio de todas as outras. Assim que por
muitas razões se deve agora gastar mais. Com as tenças se não deve de bulir,
porque essa é a vida dos fidalgos e pessoas principais de seus reinos, e
muito poucas ou nenhumas há que não sejam muito bem merecidas; e além
disso é o mais barato soldo por que se podem achar soldados, quanto mais
tais pessoas como são as que as têm; e bem se viu agora em Safim, que mil
soldados custaram pouco menos ou por ventura mais de dez mil cruzados, e não
chegaram a tempo; e portugueses foram mais de mil com cem fidalgos, que se
detinham em Lisboa com tanto trabalho, como se embarcavam os soldados em
Andaluzia, e isto se paga com umas poucas de tenças; e as mais delas já
dantes merecidas, e fica o dinheiro no reino e em pessoas que quando vão a
servir, lhe não lembra senão o amor que tem a Vossa Alteza com que o
fazem. Em moradias me parece que se pode poupar pouco, porque os fidalgos de
seus reinos hão de viver com ele. E não queira Deus que em seus dias se
quebre um tão bom costume destes seus reinos. Cavaleiros, escudeiros e moços
da câmara servem tanto, e em coisas para que são tão necessários, que se
faz provisão em os tomar. E isto vejo eu muito bem pelo carrego que tenho,
e creio que o provarei largamente, quando cumprir. Os lugares dalém que Vossa Alteza tem no
reino de Fez aproveitam para muitas coisas muito grandes, e dão esperança
doutras muito maiores; e umas e outras de muito serviço de Nosso Senhor, e
por estes frutos que se deles colhem e esperam, é muita honra destes reinos
susterem-se. Porque, a meu ver, entre os sisudos e honrados, e ainda entre a
gente comummente se chama vaidade o que se sustêm sem fruto nem esperança
dele. De se suster Safim se não seguem frutos honrados nem proveitosos; e
se sustêm com fazendas de órfãos e viúvas, a que Vossa Alteza não paga
o que deve; e dele tem o xerife muitos cristãos cativos, de que se tira
muito dinheiro destes reinos; lembrando-me também que não tem rio nem
porto para se poderem recolher fustas de mouros, nem na terra aparelho para
as fazer, me parece que Vossa Alteza o deve de mandar derribar e deixá-lo
de todo; e que o mesmo deve mandar fazer de Azamor, mandando fazer uma
fortaleza na barra que baste para se não virem fustas meter no rio, nem
poderem dele sair, que é a meu ver o fruto que se agora colhe de Azamor,
porque em tudo o mais está igual a Safim, senão quanto está aventurado a
o tomarem cada vez que quiserem, porque claro está que não pode ser
socorrido senão com outra tanta gente, como a que o tomou, que será má de
ajuntar em tanto curto tempo, como o em que se ele poderá defender.
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