O general português António Figueira de Almeida,
herói da Guerra da Independência da Grécia
 

 

Texto de um folheto do coronel Henrique Ferreira Lima, director do Arquivo Histórico Militar, de 1927 a 1949, sobre um oficial português que combateu e se distinguiu na Guerra da Independência grega de 1821 a 1832.

 
General Figueira de Almeida

António Figueira de Almeida

Na Guerra da Independência da Grécia distinguiram-se alemães, ingleses (entre eles Lord Byron, notável poeta, que morreu em Missolonghi), italianos, polacos, finlandeses e... até um português.

Este português, que tão longe da sua Pátria foi honrar nos campos da batalha o nome de Portugal, chamava-se António Figueira de Almeida.

Graças aos documentos conservados no Arquivo Histórico Militar, podemos reunir aqui alguns dados biográficos a respeito deste personagem.

Nasceu em Elvas em 17811, sendo filho de Manuel Figueira de Almeida, furriel e sargento do Regimento de Artilharia n.º 3, então aquartelado naquela cidade e neto de Francisco Xavier de Almeida, soldado do mesmo regimento.

Em 1781, a 6 de Novembro, contando apenas três anos de idade, sentou praça no regimento em que servia seu pai, depois de ter sido, relativamente à idade, dispensado por Sua Majestade, segundo aviso de Aires de Sá e Melo, visconde da Anadia, ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, datado de 10 de Outubro daquele ano.

Prestou juramento de bandeira em 3 de Novembro de 1796 e principiou a fazer serviço quatro dias depois.

Seguidamente foi promovido, a cabo em 23 de Abril de 1806; a furriel em 6 de Dezembro de 1808; a primeiro-sargento, no 1.º de Dezembro de 1809 e a sargento de brigada a 1 de Setembro de 1810.

Conservou‑se no Regimento de Artilharia n.º 3 até 29 de Novembro de 1808, data em que passou ao Regimento de Cavalaria n.º 8.

Pertencendo a este regimento fez as campanhas de 1810, 1811 e 1812, durante a Guerra Peninsular, tendo entrado na acção de Fuentes de Canto, em que se distinguiu.

Pela sua participação nestas campanhas foi incluído numa lista de agraciados com a cruz de campanha da Guerra Peninsular e, mais farde, foi considerado como tendo direito à cruz de condecoração com o n.º 3.

Achamos interessante transcrever os juízos, a seu respeito, formulados por alguns dos seus chefes.

Em 15 de Fevereiro de 1815 informava dele o tenente-coronel José Pereira de Lacerda: “Tenho por muito bom este sargento de brigada, é bem comportado, serve muito bem, tem bastante desembaraço, e respeita sempre muito os seus superiores, por cujas razões até ajuízo dele poderá ser muito bom oficial”.

Em 4 de Março de 1816 o major Hugh Owen, pai da infortunada Fanny Owen, de quem se ocupou o grande romancista Camilo Castelo Branco, escrevia, acerca dele numa informação semestre: “Parece-me muito desembaraçado e bem capaz de desempenhar as obrigações de ajudante”.

O mesmo oficial, em 30 de Junho daquele ano, afirmou que, se ele não estivesse quase dois anos doente, teria sido despachado para aquele posto.

Por um requerimento que fez, em 19 de Junho de 1815, se conclui que fora proposto pelo seu comandante para, no posto de alferes, fazer parte da Divisão de Voluntários Reais do Príncipe, que se destinava a expedicionar para Montevideu, sob o comando do tenente-general Carlos Frederico Lecor, depois barão da Laguna.

Neste documento pediu para não ir nesta expedição, visto que, pelas determinações do Príncipe Regente, só deveriam fazer parte dela os indivíduos que, voluntariamente, se oferecessem, o que não acontecia com ele.

Esta promoção não se manteve, regressando António Figueira de Almeida ao seu regimento (Regimento de Cavalaria n.º 8).

Porém, ainda, em 20 de Fevereiro de 1817, o conde da Barra escrevia a Lecor, nestes termos: “S. M. se admira também que não fosse ainda demitido o Alferes António Figueira de Almeida, o qual havendo sido despachado pela organização do Corpo, ainda se não apresentou até agora, e determina que V. Ex.ª na primeira ocasião o proponha para demissão”.

Ignoramos, portanto, quando feria sido demitido deste posto.

Como não se publicaram almanaques do exército, durante o período que decorre de 1818 a 1825, não nos foi possível concluir se este indivíduo teria chegado a oficial no Exército Português.

No primeiro volume das interessantíssimas Memórias, do Marquês de Fronteira, encontra-se a seguinte referência a António Figueira de Almeida: “Além dos oficiais, houve um só indivíduo comprometido (numa revolta que, em 1823, se deu em Elvas), que foi um antigo porta-estandarte de cavalaria, que tinha sido ajudante da Guarda Nacional a cavalo, em Lisboa, homem pouco importante e que se chamava Figueira de Almeida, o qual se escapou para Badajoz. Este indivíduo, concorri eu, mais tarde, estando em Paris, para que ele fizesse parte da expedição do coronel Fabvier e que entrasse ao serviço da Grécia, na guerra da independência. Morreu tenente-general e governador de Atenas, conhecido pelo general Almeida”.

Por estas transcrições se verifica que foi o Marquês de Fronteira quem contribuiu para que António Figueira de Almeida fosse servir, na Grécia, a causa da independência deste país.

Antes, porém, parece ter combatido, em Espanha, incorporado no exército liberal, contra as tropas do Duque de Angoulême2.

O corpo de exército, comandado por Fabvier, combatia, então, em Caristia.

Pouco depois foi nomeado coronel de cavalaria em substituição do conde Regnaud de Saint-Jean-d'Angély, comandante dum regimento regular daquela arma.

Em 1 de Agosto de 1826 distinguiu-se durante um brilhante ataque, executado, por ordem de Teodoro Colocotronis, contra uma forte coluna inimiga, que destroçou.

À frente dum pequeno corpo de cavalaria dispersou, ainda, um quadrado de infantaria árabe.

Na expedição a Chios serviu debaixo das ordens de Fabvier, desembarcando, ali, em 18 de Novembro de 1827, com uma força de duzentos homens, sessenta cavalos e três canhões.

Não podendo manter a disciplina das suas tropas, afastou-se do exército e retirou-se para Chio.

Daqui seguiu para Egina, onde ficou junto ao governador da Grécia, que o nomeou, em 29 de Agosto de 1829, inspector da cavalaria regular e, em 22 de Janeiro de 1830, governador militar de Náuplia da Romania3 e dos seus fortes, entre eles o de Palamedes.

Foi pela Assembleia eleito cidadão honorário de Náuplia em Fevereiro de 1832 e, em 2 de Março seguinte, o governo de Agostinho Capodistria, em recompensa dos seus serviços, promoveu-o a general.

Seguindo o partido governamental chefiado por Capodistria contra o constitucional, foi, pela vitória deste, obrigado a abandonar o comando dos fortes e entrincheiramentos de Náuplia, que, em 20 de Maio de 1832, foram ocupados pelo exército francês.

Depois da chegada do rei Otão, a regência que desconfiava do general Almeida, por causa da sua fidelidade e dedicação ao partido de Capodistria, nomeou-o comandante da praça de Egina, em 10 de Maio de 1833, com o posto de coronel, sem atender à sua promoção anterior.

Em 3 de Junho foi nomeado governador militar de Missolonghi.

No desempenho deste cargo reprimiu, em 8 de Junho de 1837, a revolta chefiada pelo coronel N. Zervas.

O governo, em reconhecimento destes serviços, reintegrou-o no cardo de governador militar de Náuplia e elevou-o ao posto de general de brigada.

Na Grécia recebeu ainda outras recompensas, como as cruzes de ouro do Salvador e da Independência e a grã-cruz da Ordem Helénica.

Em Portugal, por decreto de 15 de Março de 1839, foi agraciado com o grau de cavaleiro da Ordem de Cristo.

Teve, pelo menos, dois irmãos: José Figueira de Almeida, que atingiu o posto de brigadeiro e Francisco Figueira de Almeida, que chegou ao de tenente de artilharia.

O general António Figueira de Almeida consorciou-se, em 1839, com uma senhora Zoé Mavrokordatos, filha de Alexandre Mavrokordatos e de Smaragda Mourousi, de quem teve dois filhos, de que existem, ainda, alguns descendentes na Grécia4.

Estes filhos chamavam-se Manuel e Demetrious. O primeiro fez os seus estudos no liceu grego de Atenas e, depois, partiu para Heidelberg, a fim de frequentar a faculdade de direito.

Em 1866, tendo-se declarado a guerra entre a Áustria e a Itália, alistou-se no exército daquele país e tomou parte em toda a campanha, assistindo à batalha de Sadová e sendo ferido na batalha (Sadowa ou Koniggratz em alemão).

Não sentindo em si inclinação para os estudos jurídicos matriculou-se na Academia Militar, em que concluiu os seus estudos nas vésperas da guerra de 1870. Como alferes do 13.º Regimento de Ulanos do Hanôver, tomou parte em toda a guerra, perdendo o olho direito na batalha de Mars-la-Tour (Gravellotte). Por este motivo foi, no campo de batalha, promovido a tenente e condecorado com a cruz de ferro, pelo próprio rei da Prússia Guilherme I.

Finda a guerra franco-prussiana, o, então imperador pretendeu conservá-lo no seu exército, mas Manuel Figueira de Almeida preferiu voltar à sua pátria, onde casou com Margarida, filha de Constantino Vassiliou, neta do príncipe Gregório Chantzeri Guspadaro, da Moldávia.

Deste consórcio provieram quatro filhos (dos quais existe ainda um) e nove filhas (das quais vivem ainda sete), de que sabemos os nomes de três: Esmeralda Dim Tombasi-Mavrogordatou, Catarina Rich. L. Livathinopoulou e I. Varthi.

O mais velho, António, nasceu, em Vevey (Suíça), em 1874. Fez os seus estudos, em Potsdam e Lichsterfeld, no Corpo de Cadetes. Em 1896 tomou parte na revolução de Creta e, em 1897, na guerra de Tessália, assistindo, no mesmo dia, às batalhas de Domokos e Velestino. Em 1912, como simples soldado, alistou-se no regimento independente de Colocotronis, tornando parte em todas as batalhas contra os búlgaros. Morreu na batalha de Lachana em Junho de 1913.

O segundo filho, Constantino, estudou, também, em Potsdam, em que muito se distinguiu em todas as provas que teve de prestar. Em 1897 alistou-se, como alferes, no 2.º Regimento de Cavalaria, tomando parte nas últimas operações da guerra greco-turca. Em 30 de Agosto do mesmo ano faleceu na casa de Nouveau-Phalère, pertencente a sua família, vitimado pela febre tifóide.

O terceiro filho, Guilherme ou Demetrious, faleceu em 15 de Agosto de 1898, com dezasseis anos de idade, quando, tendo concluído os seus primeiros estudos, se preparava para entrar na Escola Naval.

O quarto filho, Miguel, apesar da sua incapacidade física, conseguiu alistar-se, como voluntário, em Setembro de 1912, no 2.º Regimento de Cavalaria. Com o 4.º Esquadrão do 3.º Regimento de Cavalaria tomou parte na batalha de Komano (3 de Novembro). Durante esta batalha conservou-se a cavalo durante vinte horas consecutivas. Tendo sido ferido o cavalo foi obrigado a marchar a pé durante duas ou três horas. Sobrevindo-lhe um ataque de disenteria aguda teve de baixar ao hospital militar, onde se conservou durante algumas semanas. Por último, no final do ano de 1912, foi reformado e considerado incapaz de serviço.

Terminou os seus estudos na Universidade de Atenas e, depois de feitos os exames de licenciatura profissional, seguiu no Aréopago, na Alemanha, os estudos superiores de ciências políticas e jurídicas, regressando à sua pátria em Novembro de 1920.

Tem exercido o lugar de subprefeito em muitas províncias fronteiriças até 1931 e, depois, o de relator junto da prefeitura da Aquéia e, a partir de Agosto de 1935, o de chefe de secção da direcção dos negócios interiores do Governo-geral da Macedónia. Consorciou-se em 1926 e tem duas filhas.

O segundo filho do general António Figueira de Almeida, Demetrious, casou-se e, do seu consórcio, teve uma única filha que desposou André Verikios, oficial de cavalaria, dos quais houve descendência.

O neto do general Almeida, Miguel Figueira de Almeida, nos seus citados apontamentos, dá-nos estas curiosas informações acerca do seu glorioso avô: possuía um grande palácio e mantinha belos cavalos, quarenta e quatro cães e dois lobos domesticados.

O general António Figueira de Almeida faleceu em Betaglia (Veneza) a 21 de Janeiro de 1847.

O seu retrato, pintado a óleo, em uniforme de general5, guarda-se no Museu de História e Etnologia, de Atenas, numa sala do rés-do-chão, onde há retratos doutros amigos da Grécia.

Neste país projecta-se, agora, construir, no Jardim dos Heróis da cidade de Missolonghi, um monumento dedicado à sua memória, entre os túmulos dos oitenta generais do Exército grego, que se distinguiram na Guerra da Independência e os monumentos erigidos, pelos governos alemão, inglês, italiano, polaco e finlandês, em honra dos seus compatriotas, que combateram e morreram pela libertação da Grécia.

Justo é, pois, que a Comissão Executiva dos Centenários da Fundação da Nacionalidade e da Restauração da independência de Portugal tome a seu cargo a patriótica erecção de um monumento, ainda que singelo, executado por algum dos nossos ilustres artistas, que perpetue, na terra helénica, os feitos heróicos deste português em prol da liberdade da Grécia, mostrando assim que Portugal não se esquece de um dos seus filhos que, longe da Pátria, honrou, em país estrangeiro, o nome português.

NOTAS FINAIS

Esta biografia foi, primitivamente, publicada no tomo III da Revista de Arqueologia, da culta direcção do nosso amigo o Sr. José Maria Cordeiro de Sousa, da Academia Portuguesa da História. Sai agora de novo corrigida e ampliada com novos elementos, obtidos posteriormente à sua primeira publicação.

Pareceu-me curioso consignar aqui que, no inacabado romance de Garrett Helena (1853), figura um general francês, o visconde de Bréssac, que, em 1823, ofereceu os seus serviços em prol da independência da Grécia, levando como ajudante de ordens um jovem português Fernando de Almeida. Haveria qualquer sugestão, pelo seu conhecimento do general Almeida, no ilustre escritor ao fazer esta alusão?

Em 1897 também tomou parte na guerra Greco-turca o português José Maria Furtado de Mendonça e Matos, que escreveu o livro Na Grécia. Notas dum estudante voluntário na guerra Greco-Turca.

 

Henrique de Campos Ferreira Lima



1. Na Grande Enciclopédia Helénica, vol. IV, vem indicada a data de 4 de Julho de 1784. A que damos no texto é a que consta dos documentos do Arquivo Histórico Militar. A cópia do artigo respectivo foi‑nos fornecida pelo Sr. Eduardo de Carvalho, ilustre cônsul de Portugal na Grécia.

2. Informação colhida na Grande Enciclopédia Helénica.

3. Nesta cidade há uma rua com o seu nome [o nome como é referido é adaptado do italiano, já que nesta língua a cidade era conhecida como Napoli di Romania – sendo Romania o nome medieval dos territórios que integravam o antigo Império Bizantino].

4. Para a enumeração e individuação destes descendentes servimo-nos dos apontamentos fornecidos ao presidente da Câmara de Missolonghi, pela Sr.ª I. Varthi, e pelo Sr. Miguel Figueira de Almeida, netos do general. Estes apontamentos foram-nos amavelmente facultados pelo Sr. Eduardo de Carvalho, cônsul geral de Portugal na Grécia, a quem nos confessamos muito gratos por este obséquio.

5. [No topo desta página] se reproduz o retrato do general Almeida, bem como o seu fantástico brasão, cujos originais nos foram enviados pelo Sr. Eduardo de Carvalho, cônsul geral de Portugal na Grécia, que publicou o primeiro no seu interessante artigo Portugueses na Grécia inserto a págs. 85 a 89, do n.º 7 da excelente revista Ocidente, de 1938.

Fonte:

Henrique de Campos Ferreira Lima, O General Português António Figueira de Almeida, Herói da Guerra da Independência da Grécia, 2.ª ed., Vila Nova de Famacalicão, s. n., 1939.

  • Outras histórias
    A lista completa de documentos pessoais ordenada alfabeticament
    e.

| Página Principal |
| A Imagem da Semana | O Discurso do Mês | Almanaque | Turismo histórico | Estudo da história |
| Agenda | Directório | Pontos de vista | Perguntas mais frequentes | Histórias pessoais | Biografias |
| Novidades | O Liberalismo | As Invasões Francesas | Portugal Barroco | Portugal na Grande Guerra |
| A Guerra de África | Temas de História de Portugal | A Grande Fome na IrlandaAs Cruzadas |
| A Segunda Guerra Mundial | Think Small - Pense pequeno ! | Teoria Política |

Escreva ao Portal da História

© Manuel Amaral 2000-2012