Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História  > Dicionário > Luís de Sá Osório de Melo Mendonça e Albuquerque
General Luís de Sá Osório de Melo Mendonça e Albuquerque
Luís de Sá Osório de Melo Mendonça de Albuquerque

Albuquerque (Luís de Sá Osório de Melo Mendonça e).

 

n.     1792.
f.      25 de março de 1871.

 

Marechal de campo. 

N. em 1792; era filho de Manuel de Sá Osório de Melo Mendonça e Albuquerque, que foi administrador de vários distritos do Reino. Assentou praça de cadete a 6 de novembro de 1811, e entrou logo nas campanhas da guerra da Península, achando-se nos combates de Arapiles, em que foi ferido, Tolosa, Baiona, do forte de Salamanca, e muitos outros. 

Depois da guerra contra os franceses, seguiram-se épocas bastantes calamitosas para Portugal; sendo um verdadeiro liberal, foi perseguido no tempo do governo absolutista, o que o obrigou a emigrar para a Galiza, donde partiu para Inglaterra, passando depois à ilha Terceira a reunir-se ao exército de D. Pedro IV. Acompanhou sempre o Exército Libertador, até que o partido constitucional se restabeleceu, subindo ao trono a rainha D. Maria II. Terminada a campanha, Mendonça e Albuquerque tinha o posto de coronel, e foi-lhe confiado o comando do Regimento de Infantaria n.º 18. Em agosto de 1860 foi reformado em marechal de campo, depois de 49 anos de serviço militar, sendo a maior parte deste tempo passado no campo da batalha. Faleceu com 79 anos a 25 de março de 1871. 

Era condecorado com o grau de cavaleiro da Ordem de S. Bento de Avis, a cruz n.º 2 da Guerra da Península e a medalha algarismo n.º 9 das Campanhas da Liberdade.

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume I, págs. 139-140

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2012 Manuel Amaral