Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > José Maria Bomtempo

Bomtempo (José Maria).

 

n.       15 de agosto de 1794.
f.        2 de janeiro de 1843.

 

Médico da Real Câmara, formado em medicina e filosofia pela Universidade de Coimbra, fidalgo Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo e da imperial da Rosa do Brasil, físico-mor de Angola e na corte do Rio de Janeiro, membro titular da Academia Imperial de Medicina, sócio correspondente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, da Academia Médica da Baía, da Sociedade de Emulação Médica de Barcelona e de outras corporações científicas, etc.

Nasceu em Lisboa a 15 de agosto de 1794, faleceu a 2 de janeiro de 1843. Era irmão mais velho do professor João Domingos Bomtempo (V. este nome). Depois de concluídos os estudos em Coimbra, regressou a Lisboa em 1798, e foi nomeado físico-mor de Angola, médico da Real Câmara, juiz comissário do Tribunal do Protomedicato e em 1808 delegado do físico-mor do reino no Rio de Janeiro, onde prestou importantes serviços durante muitos anos e foi director interino da Academia Médico-cirúrgica, para a qual compôs alguns compêndios. Tendo requerido a jubilação, retirou-se à vida privada.

Escreveu: Compêndios de matéria médica, organizados, etc., Rio de Janeiro, 1814; Compêndios de medicina prática, feitos por ordem de Sua Alteza. Real, etc., Rio de Janeiro, 1815; Trabalhos médicos, oferecidos à majestade do Sr. D. Pedro I, etc., Rio de Janeiro, 1825.

 

 

 

 

Genealogia de José Maria Bomtempo
Geneall.pt

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume II, pág.
383

105Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2012 Manuel Amaral