Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > D. Joana Margarida de Castro

 

Castro (D. Joana Margarida de).

 

n.      1634.
f.       25 de março de 1714.

 

Poetisa.

Nasceu em 1634, faleceu a 25 de março de 1714. Era filha de Diniz Gomes da Mata Coronel; fidalgo da Casa Real, couteiro-mor do reino e de sua mulher D. Violante de Castro; descendente da casa dos condes de Monsanto.

Era senhora de grande talento e de elevada erudição. O padre António Vieira respeitava-a muito, e visitava-a repetidas vezes, porque tinha em grande apreço a sua ilustrada conversação, e a profundidade com que discorria sobre qualquer assunto. A princesa D. Isabel, filha de D. Pedro II, dispensava-lhe muita amizade e consideração. D. Joana, em prova de afecto, dedicou-lhe a maior parte das suas poesias. Apesar de ter sido requestada por alguns fidalgos para esposa, preferiu conservar-se sempre solteira. 

Foi sepultada na capela-mor do convento de Santo António da Cruz da Pedra, pertencente hoje a Lisboa. Das suas poesias, escritas em português e em castelhano, formou uma colecção sua irmã, D. Maria Madalena de Castro, que parece ter sido publicada mais tarde em volume, por seu sobrinho Luís Vitório de Sousa Coutinho.

.

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume II, pág.
926

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2012 Manuel Amaral