Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > António Augusto Cardoso Aviado de Albergaria Vale, 1.º visconde de Degracias

 

Degracias (António Augusto Cardoso Aviado de Albergaria Vale, 1.º visconde de).

 

n.       14 de julho de 1827.
f.

 

Proprietário em Soure, e administrador do concelho da mesma vila.

Nasceu no lugar e freguesia de Degracias a 14 de julho de 1827.

É filho de Manuel Cardoso de Albergaria Vale, proprietário, sargento-mor de Ordenanças da vila do Rabaçal, onde exerceu os cargos de almotacem e de vereador do concelho, e de sua mulher, D. Tomásia Augusta Amado da Cunha e Vasconcelos. 

O visconde de Degracias casou na capela da quinta de Orão, freguesia da Redinha, a 12 de junho de 1850, com D. Maria da Glória de Abreu Amorim Pessoa, filha de Francisco António de Abreu de Amorim Pessoa, proprietário e capitão de Ordenanças, e de sua mulher, D. Maurícia da Câmara Monteiro Lobo Corte Real. O título foi concedido por decreto de 23 de julho de 1879 e o brasão de armas por alvará de 2 de fevereiro de 1769, a seu avô Leonardo Cardoso de Azevedo e Vale, capitão-mor de Ordenanças, e bacharel formado na Universidade de Coimbra, nas faculdades de cânones e de filosofia. 

Consta do seguinte: escudo partido em pala ; á direita as armas dos Cardosos, em campo vermelho dois cardos verdes com alcachofras floridas de prata, com raízes e perfis de ouro, entre dois leões de ouro batalhantes; à esquerda as armas dos Soares de Albergaria, em campo de prata uma cruz vermelha vazia e florida, orlada de prata, perfilada de negro, carregada com oito escudetes das armas do reino, e por diferença uma brica de prata com um L de negro.

 

 

 

Genealogia do 1.º visconde de Degracias
Geneall.pt

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume III, pág.
24

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2012 Manuel Amaral