Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > D. Sancho de Noronha, 4.º conde de Odemira
Brasão dos condes de Odemira
Brasão dos condes de Odemira

 

Odemira (D. Sancho de Noronha, 4.º conde de).

 

n.      [ c. 1515 ].
f.       1573.

 

Senhor de Odemira, de Mortágua, Penacova, das terras de Riba de Vouga, e dos julgados de Eixos, Oies, Paus, e Vilarinho, alcaide-mor de Estremoz e de Alvor. 

Era filho de D. Afonso de Noronha, que foi herdeiro da casa de Odemira, sendo o primeiro filho do 3.º conde deste título, D. Sancho de Noronha, e de sua primeira mulher D. Francisca da Silva. Faleceu ainda em vida de seu pai, num combate com os mouros em África, a 19 de maio de 1516. 

Casou com D. Maria de Ataíde, filha herdeira de Nuno Fernandes da Silva, senhor de Penacova, alcaide-mor de Alvor, governador e capitão da praça de Safim. Por morte de sua segunda avó, D. Maria de Noronha, que sobreviveu a seu filho, o 3.º conde e avô de D. Sancho, sucedeu o 4.º conde de Odemira nos estados que seus avós possuíam, e que tinham sido do conde de Faro, e nos de sua mãe, D. Maria de Ataíde, o que lho constituiu uma importantíssima casa, que conservou com grande autoridade e estimação dos reis, a quem serviu, pela sua representação. D. João III lha confirmou em 1556. 

Foi mordomo-mor da rainha D. Catarina, mulher deste monarca, e faleceu em 1573. Casou com D. Margarida de Vilhena, filha de D. João da Silva, 2.º conde de Portalegre, e de D. Maria de Menezes, filha de D. Álvaro, e neta de D. Fernando I, duque de Bragança. Deste matrimónio houve D. Afonso de Noronha, que foi o 5.° conde Odemira.

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume V, pág.
174.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral