Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > João de Saldanha da Gama Melo Torres Guedes de Brito, 8.º conde da Ponte

Ponte (João de Saldanha da Gama Melo Torres Guedes de Brito, 8.º conde da).   

 

n.      25 de agosto de 1816.
f.       27 de junho de 1874.

 

Gentil-homem e vedor da Casa Real; par do Reino, grã-cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e das ordens estrangeiras da Águia Vermelha da Prússia; de S. Maurício e S. Lázaro e da Coroa de Itália; de Leopoldo da Bélgica; de Carlos III, de Espanha; de Alberto o Valoroso da Saxónia; da Coroa de Ferro da Áustria; da Rosa do Brasil; comendador da de S. Fernando de Espanha. Nasceu no Rio de Janeiro a 25 de agosto de 1816, faleceu em Lisboa a 27 de junho de 1874. Era filho dos 7.os condes da Ponte.

 Sucedeu a seu pai na casa e no pariato em 1852. Foi nomeado em 1853 governador civil de Lisboa, e em 1858 ou 1859 vedor da Casa Real. Entrou com grandes ideias de reforma, ideias que se lhe atribuiriam, mas que a prática não justificou. As profundas antipatias que inspirava pelo seu modo seco e reservado, pelas suas maneiras excessivamente inglesas, designaram-no à cólera do povo, quando as mortes sucessivas de D. Pedro V e dos infantes seus irmãos, D. Fernando e D. João, originaram suspeitas de envenenamento, que deram lugar aos tumultos do Natal de 1861, em que o conde da Ponte foi maltratado à porta do paço. 

Casou a 8 de janeiro de 1840 com D. Maria Teresa de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, filha dos 1.os condes de Vila Real. 

 

 

 

 

João de Saldanha da Gama, 8.º conde da Ponte
Genealogy (Geni.com)

 

 

 

 

 


Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume V, pág. 872.

105Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2012 Manuel Amaral