Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > António José de Melo Silva César e Meneses, 9.º conde de São Lourenço
António José de Melo, 9.º conde de São Lourenço
António José de Melo, 9.º conde de São Lourenço

São Lourenço (António José de Melo Silva César e Meneses, 9.º conde de).

 

n.      17 de novembro de 1794.
f.       14 de setembro de 1867
.

 

Brigadeiro reformado; comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa; cavaleiro da de S. Tiago, sócio da Academia Real das Ciências, condecorado com as medalhas dos Pirinéus, Orthez e Toulouse, e com as de 3 campanhas da Guerra Peninsular. 

Nasceu a 17 de novembro de 1794 e faleceu a 14 de setembro de 1867. Era filho do 8.º conde de S. Lourenço e 2.º marquês de Sabugosa, José António de Melo da Silva César e Meneses, e de sua mulher D. Leonor Maria José de Sampaio. 

Alistando-se no exército em 1801, foi em breve despachado capitão e ajudante de ordens de seu pai, que fora nomeado governador e capitão general dos Açores. Voltando ao continente foi colocado no Regimento de Cavalaria n.º 4, com o qual tomou parte na Guerra Peninsular; escolhido depois para ajudante de campo do marechal Beresford foi promovido a major e tenente-coronel, e nessa situação permaneceu, até à retirada do seu general para Inglaterra em 1820. Sendo contrário às ideias liberais, foi deportado em 1822, mas logo depois da queda do governo constitucional foi promovido a coronel, comandando o seu antigo regimento até agosto de 1826. 

Quando o infante D. Miguel chegou a Lisboa em fevereiro de 1828, restituiu o comando ao conde de S. Lourenço, e depois nomeou-o governador das Armas do Partido do Porto, onde esteve até ser encarregado da pasta da guerra. Desempenhou este cargo por largo tempo, deixando-o apenas para tomar o comando em chefe do exército miguelista desde a exoneração concedida ao visconde de Santa Marta em fevereiro de 1833, até à chegada do general Bourmont em julho desse mesmo ano. Terminada a guerra civil viveu afastado dos negócios políticos até falecer, havendo sido reformado no posto de brigadeiro em 1851. 

O conde de S. Lourenço casou duas vezes: a primeira a 18 de Agosto de 1811 com D. Teresa Maria do Resgate Correia de Sá, que faleceu a 13 de novembro de 1832; a segunda a 11 de abril de 1836 com D. Maria Vitoria do Resgate Correia de Sá; ambas suas primas, filhas do 5.º visconde de Asseca.

 

 

 

António José de Mello da Silva César de Menezes, 9º conde de São Lourenço
Genealogy (Geni.com)

 

 

 

 

 


Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VI, pág. 697.

105Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral