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Veloso
Salgado (José).
n. 2
de abril de 1864.
f: [ 22 de julho de 1945 ].
Um
dos mais ilustres pintores de arte contemporâneos; distinto
professor de pintura da Academia de Belas Artes de Lisboa.
Nasceu
em Melon (Espanha) a 2 de abril de 1864.
Vindo
para Lisboa em 1875, fez os seus primeiros estudos artísticos na
Escola de Belas Artes com o professor Chaves, concluindo o curso
geral de desenho e especial de pintura histórica. Naturalizando-se
cidadão português em 1887, entrou no ano seguinte, 1888, como
pensionista do Estado em países estrangeiros, sendo o primeiro
classificado, e partiu para Paris a 27 de maio do mesmo ano.
Frequentou a Escola nacional e especial de Belas Artes de
Paris durante três anos, sendo discípulo dos professores Cabanel e
Delaunay, obtendo entre outras recompensas o primeiro prémio pecuniário
de atelier.
Esteve
um ano em Itália, onde estudou especialmente os artistas
primitivos. O seu grande quadro Jesus foi executado em Florença
durante esse período. Expôs pela primeira vez no Salon em
1889 mas em 1891 já foi distinta a sua exposição com o Amor e
Psyché, e o retrato do conselheiro Venceslau de Lima,
premiado com a 3.ª medalha; em 1892, expôs o quadro Jesus,
já citado, o qual, como toda a obra que de algum modo se impõe,
sofreu as investidas da crítica, e um belo retrato do pintor francês
Adrien Demont, que obteve a segunda medalha, e a honra de o
considerar hors concours, como artista consagrado. Numa
exposição realizada depois em Anvers, obteve uma 2.ª medalha, e
medalha de ouro na de Munique; medalha de prata em Antuérpia; de 2.ª
classe em S. Luís, e de 1.ª classe nas exposições universais de
Berlim e de Paris. O Grémio Artístico de Lisboa premiou
também o seu esplêndido retrato de Braamcamp Freire, com a 1.ª
medalha, em 1894, e o governo condecorou-o com o hábito da ordem de
S. Tiago. Charles Yriarte, fazendo no Figaro Salon a crítica
dos trabalhos expostos em Paris no ano de 1895, colocava Salgado no
grupo dos primeiros retratistas franceses da actualidade. E na
verdade era o retrato a que o artista mais se havia dedicado então,
levando-o a essa preferência o desejo de estudar fundamente a
personalidade humana, para assim molhar compreender as grandes
figuras históricas, a cujo carácter as linhas fisionómicas podem
dar o verdadeiro relevo. Nas exposições do Salon continuou a
firmar a sua reputação com magníficos retratos, como o da Rainha
D. Amélia, a cavalo; e um belo retrato de Madame Demont
Breton, que a critica francesa muito elogiou. Para as exposições
do Grémio Artístico mandava de Paris, além dos principais
quadros expostos no Salon, vários retratos, uma valiosa
colecção de cabeças de estudo, algumas de grande valor, e várias
paisagens, bastante originais, como Noir et rose, exposta em 1893,
Noite de Leça, etc. Em 1903 apresentou um magnifico
retrato de el-rei D. Carlos, para ser colocado no salão principal
da câmara municipal de Lisboa, por ocasião da vinda a esta cidade
do rei de Espanha D. Afonso XIII. Veloso Salgado é académico de mérito
da academia de Lisboa e por decreto de 30 de setembro de 1907 foi
também nomeado académico de mérito da Academia de Belas Artes
Portuense. Em 1895 teve a nomeação de professor interino de
pintura histórica da Escola de Belas Artes. Classificado em
primeiro lugar no concurso realizado em 1897 para o
preenchimento definitivo da mesma cadeira, foi nomeado professor
efectivo em 1901. Na Bolsa do Porto e na nova Escola Medico Cirúrgica,
de Lisboa, há magníficos painéis seus.
José
Maria Veloso Salgado (1864-1945) Universidade do Porto
Salgado,
José Maria Veloso Matriz.net
Vasco da Gama perante
o samorim de Calecute, quadro de Veloso Salgado de 1898 O Portal da História
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