Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Jorge de Cabedo de Vasconcelos da Cunha Castelo Branco do Couto, barão do Zambujal 

Zambujal (Jorge de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo Branco do Couto, barão do).

 

n.      18 de abril de 1783.
f.       26 de maio de 1850.

 

Moço fidalgo com exercício; comendador da Ordem de Cristo, provedor da Tabola e ordem da vila de Setúbal superintendente das caudelarias da comarca de Setúbal, etc. 

Nasceu em Setúbal a 18 de abril de 1783, faleceu em Lisboa a 26 de maio de 1850. Era filho de José Bruno de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha, moço fidalgo, brigadeiro do exército e governador da praça Setúbal, etc., e de sua mulher D. Rita Delfina da Graça de Lencastre. 

Foi coronel do Regimento de Milícias de Setúbal, desde 15 de novembro de 1812 até à convenção de Évora-Monte; teve assento na reunião dos três estados em 1828, pelo braço da nobreza. Era senhor das morgadas de Cabedo, de Vasconcelos, do Zambujal, de Sardinhas, e da Quinta da Caridade do Couto, em Ourém, no qual sucedeu em 1817 por se haver extinto a linha principal. Foi também administrador de varias capelas, sendo as mais antigas, a de Afonso Lourenço Casado, instituída em 1303, e a de Estêvão Lourenço Pinheiro, em 1459. Casou em Setúbal a 10 de novembro de 1808, com sua prima D. Ana Leonor de Almada e Lencastre, filha dos 2.os viscondes de Vila Nova de Souto de EI-Rei. Foi agraciado com o título de barão do Zambujal por carta de 27 de janeiro de 1826; o ofício do provedor da Tabola, foi por carta de 22 de maio de 1639 concedido a um dos seus ascendentes. 

É o brasão de armas destes fidalgos um escudo esquartelado: no 1.º quartel as armas dos Cabedos: um escudo dividido em pala; a primeira dividida em faixa, tendo na primeira de azul, 3 flores-de-lis, de prata, em roquete; na segunda, de prata, uma caldeira, de negro. Na segunda pala, também de prata, bandeira de duas pontas, metade de púrpura, carregada de um crescente de prata, e a outra metade, de prata, carregada de um crescente de púrpura, bastes de ouro com a lança de prata. No 2.° quartel, as armas dos Vasconcelos: Em campo preto três taxas veiradas, e contraveiradas de prata e de vermelho. No 3 ° as dos Sardinhas: Em campo verde uma banda ondada de prata e azul com 5 sardinhas da sua cor. No 4.º as dos Cunhas: Em campo de ouro 9 cunhas de azul em 3 palas, sem a orla das quinas, e no centro um escudete com as armas dos Coutos, de Benambar: Em campo vermelho um castelo de ouro fundado sobre ondas. Timbre, o dos Cabe dos, que é o crescente das armas sobre colonel de barão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, págs. 720-721.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral