Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > José António Freire de Andrade, 2.º conde de Bobadela

Bobadela (José António Freire de Andrade, 2.º conde de).

 

n.      22 de abril de 1705.
f.       22 de abril de 1784.

 

Moço fidalgo, comendador em duas vidas da comenda de N. Sr.ª da Conceição de Vila Velha de Ródão, na Ordem de Cristo; governador das armas das províncias da Beira e do Minho; tenente-general, etc.

Nasceu em Estremoz a 22 de abril de 1705, faleceu em igual dia do ano de 1784. Era filho de Bernardino Freire de Andrade, moço fidalgo com exercício no Paço. (V. Andrade, Bernardino Freire de), e de sua mulher, D. Joana Vicência de Meneses.

Sucedeu na casa e em várias tenças e padrões, impostas em diversas casas fiscais a seu irmão, o 1.º conde de Bobadela, a 1 de janeiro de 1763, e no titulo por nova mercê, em renovação do de seu irmão e em mais duas vidas, por decreto de 2 e carta de 9 de maio do referido ano. Foi governador e capitão-general interino do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, com o posto de coronel, por carta de 25 de outubro de 1758. Prestou bons serviços no Estado do Brasil em 1751, e depois na guerra do [Pacto de Família] em 1762. 

Casou em 8 de setembro de 1761 com D. Antónia Xavier de Almeida Bourbon, filha de D. Fernando de Almeida e Silva, moço fidalgo com exercício na Casa Real, comendador da comenda de Forno de Penedo na vila de Setúbal, na Ordem de S. Tiago da Espada, brigadeiro, etc. e de sua mulher D. Isabel Teresa de Lencastre Sanches de Farinha

 

 

 

Genealogia do 2.º conde de Bobadela 
Geneall.pt

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume II, pág. 3
62

105Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2012 Manuel Amaral