Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Filipe de Valadares Souto Maior

Valadares Souto Maior (Filipe de).

 

n.      15 de agosto de 1691.
f.       4 de maio de 1775.

 

Governador da Índia. Nasceu em Tavira a 15 de agosto de 1691, faleceu em Goa a 4 de maio de 1775. 

Foi governador de Damão, e era mestre de campo do terço velho de Bardez, quando em 1756, tendo morrido o conde de Alva, lhe sucedeu no governo Filipe de Valadares, associado com D. António Taveira de Neiva Brum da Silveira e João de Mesquita Matos Teixeira. Governaram até 1758 em que entregaram o poder ao conde da Ega. Houvera no tempo dos três governadores bastantes abusos e prevaricações, e atribui-se a principal responsabilidade destes abusos a Matos Teixeira e a Filipe de Valadares. 

O conde da Ega levava ordem para os mandar a ambos para o reino, mandou efetivamente Matos Teixeira, mas lembrou que o Filipe de Valadares era o português mais rico de Goa, que a sua partida importaria o levantamento de grossos capitais, com prejuízo da província, que além disso tinha cerca de 70 anos, e que lhe podia ser fatal a viagem, e enfim que não tinha descendentes, e que estava construindo e dotando um hospital para enjeitados. O marquês de Pombal não aceitou as razões do conde da Ega, e ordenou que Valadares Souto Maior fosse remetido para Lisboa, e assim o praticou o vice-rei em 1764, vindo ele preso e entregue ao cuidado do capitão-de-mar-e-guerra Bernardo Carneiro de Alcáçova. 

Em 1774 foi, porém, declarado inocente, e regressou à Índia, sendo nomeado de novo governador desse estado a 13 de janeiro do mesmo ano, por morte inesperada de D. João José de Melo, mas em setembro ainda desse ano entregou o governo a D. José Pedro da Câmara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, pág. 270.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral