Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > José de Sá Ferreira Santos Vale

Vale (José de Sá Ferreira Santos).

 

n.      27 de outubro de 1772.
f.       21 de dezembro de 1851.

 

Religioso agostinho descalço, com o nome de frei José da Piedade; doutor em filosofia pela Universidade de Coimbra. Nasceu em Santarém em 27 de outubro de 1772, faleceu em 21 de dezembro de 1851. Era filho de Manuel José dos Santos. 

Recebeu de seus pais urna esmerada educação civil, religiosa e literária. No ano de 1783 entrou para a congregação dos agostinhos reformados, onde tomou o nome de frei José da Piedade, como acima dissemos. Seguindo os estudos mostrou logo tanta aptidão e talento que a ordem o mandou para o seu colégio de Coimbra. Fez os seus exames preparatórios, e entrando na universidade frequentou a faculdade de filosofia, em que se doutorou a 25 de julho de 1806, obtendo o 1.° despacho de demonstrador em 17 de outubro de 1807. Em 20 de novembro de 1816 foi promovido a lente substituto, e em 12 de agosto de 1812 a catedrático com exercício na cadeira de botânica e agricultura. Por carta régia de 12 de dezembro de 1837 foi nomeado decano e lente de prima na faculdade. Prestou relevantes serviços na ordem religiosa a que pertenceu antes de secularisar-se. 

Regeu cadeiras de teologia, de filosofia racional e moral, e de geometria em Coimbra, Setúbal, Estremoz e Portalegre. Granjeou fama de orador sagrado distinto, e governou por muitos anos o colégio da sua ordem, em Coimbra. Foi vogal do Conselho Superior de Instrução Publica desde a sua instituição. Obteve a carta de conselho e a comenda da Ordem de Cristo, não só pelos serviços, como pelo direito que tinha a estas condecorações como decano da faculdade. Foi deputado nas cortes ordinárias no ano de 1821, e nas extraordinárias no de 1831. Desde junho do ano 1828 emigrou para Londres, Paris e Bruxelas, regressando a Lisboa em setembro de 1833. Por decreto de 26 de maio de 1834 foi nomeado diretor do Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda, comissão que abandonou para exercer o lugar de decano e lente de prima da faculdade de filosofia e de professor de botânica. Serviu de presidente na comissão encarregada de redigir o Código Florestal; concluído este importante trabalho foi presente às cortes e revisto por uma comissão especial em março de 1849. Este projeto de lei, oferecido nesta época à sanção legislativa, depois de algumas alterações não chegou a ser aprovado. Desempenhou outras comissões, e pertenceu a várias associações literárias e científicas. Na direção do Jardim Botânico de Coimbra prestou muitos serviços na classificação das escolas e na boa ordem do estabelecimento. Permaneceu, porém, no serviço da universidade, porque os trabalhos do Código Florestal o chamavam frequentes vezes a Lisboa, onde residia a maior parte do tempo. Deixou importantes manuscritos, principalmente em instrução pública, em botânica e agricultura, e numerosa coleção de sermões.

 

 

 

VALE, José de Sá Ferreira Santos do (1772-1854)
História da Ciência na Universidade de Coimbra

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, págs. 273-274.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral