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Veloso Salgado
Veloso Salgado

Veloso Salgado (José).

 

n.      2 de abril de 1864.
f:       [ 22 de julho de 1945 ].

 

Um dos mais ilustres pintores de arte contemporâneos; distinto professor de pintura da Academia de Belas Artes de Lisboa. 

Nasceu em Melon (Espanha) a 2 de abril de 1864. 

Vindo para Lisboa em 1875, fez os seus primeiros estudos artísticos na Escola de Belas Artes com o professor Chaves, concluindo o curso geral de desenho e especial de pintura histórica. Naturalizando-se cidadão português em 1887, entrou no ano seguinte, 1888, como pensionista do Estado em países estrangeiros, sendo o primeiro classificado, e partiu para Paris a 27 de maio do mesmo ano. Frequentou a Escola nacional e especial de Belas Artes de Paris durante três anos, sendo discípulo dos professores Cabanel e Delaunay, obtendo entre outras recompensas o primeiro prémio pecuniário de atelier

Esteve um ano em Itália, onde estudou especialmente os artistas primitivos. O seu grande quadro Jesus foi executado em Florença durante esse período. Expôs pela primeira vez no Salon em 1889 mas em 1891 já foi distinta a sua exposição com o Amor e Psyché, e o retrato do conselheiro Venceslau de Lima, premiado com a 3.ª medalha; em 1892, expôs o quadro Jesus, já citado, o qual, como toda a obra que de algum modo se impõe, sofreu as investidas da crítica, e um belo retrato do pintor francês Adrien Demont, que obteve a segunda medalha, e a honra de o considerar hors concours, como artista consagrado. Numa exposição realizada depois em Anvers, obteve uma 2.ª medalha, e medalha de ouro na de Munique; medalha de prata em Antuérpia; de 2.ª classe em S. Luís, e de 1.ª classe nas exposições universais de Berlim e de Paris. O Grémio Artístico de Lisboa premiou também o seu esplêndido retrato de Braamcamp Freire, com a 1.ª medalha, em 1894, e o governo condecorou-o com o hábito da ordem de S. Tiago. Charles Yriarte, fazendo no Figaro Salon a crítica dos trabalhos expostos em Paris no ano de 1895, colocava Salgado no grupo dos primeiros retratistas franceses da actualidade. E na verdade era o retrato a que o artista mais se havia dedicado então, levando-o a essa preferência o desejo de estudar fundamente a personalidade humana, para assim molhar compreender as grandes figuras históricas, a cujo carácter as linhas fisionómicas podem dar o verdadeiro relevo. Nas exposições do Salon continuou a firmar a sua reputação com magníficos retratos, como o da Rainha D. Amélia, a cavalo; e um belo retrato de Madame Demont Breton, que a critica francesa muito elogiou. Para as exposições do Grémio Artístico mandava de Paris, além dos principais quadros expostos no Salon, vários retratos, uma valiosa colecção de cabeças de estudo, algumas de grande valor, e várias paisagens, bastante originais, como Noir et rose, exposta em 1893, Noite de Leça, etc. Em 1903 apresentou um magnifico retrato de el-rei D. Carlos, para ser colocado no salão principal da câmara municipal de Lisboa, por ocasião da vinda a esta cidade do rei de Espanha D. Afonso XIII. Veloso Salgado é académico de mérito da academia de Lisboa e por decreto de 30 de setembro de 1907 foi também nomeado académico de mérito da Academia de Belas Artes Portuense. Em 1895 teve a nomeação de professor interino de pintura histórica da Escola de Belas Artes. Classificado em primeiro lugar no concurso realizado em 1897 para o preenchimento definitivo da mesma cadeira, foi nomeado professor efectivo em 1901. Na Bolsa do Porto e na nova Escola Medico Cirúrgica, de Lisboa, há magníficos painéis seus.

 

 

 

 

José Maria Veloso Salgado (1864-1945)
Universidade do Porto

Salgado, José Maria Veloso
Matriz.net

Vasco da Gama perante o samorim de Calecute, quadro de Veloso Salgado de 1898
O Portal da História

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, pág. 375.

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Edição electrónica © 2000-2017 Manuel Amaral