Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Condes de Vila Franca

 

Vila Franca (Condes de).

 

 

O 1.º conde deste título foi Rui Gonçalves da Câmara, 5.º donatário da ilha de S. Miguel por carta de D. Filipe II de Espanha e I de Portugal, passada em Lisboa a 17 de julho de 1583. Casou com D. Joana de Blasvel, filha de D. Francisco Coutinho, conde de Redondo, vice-rei da Índia, e de sua mulher D. Maria Blasvel. 

Sucedeu no condado seu filho D. Manuel Luís Baltazar da Câmara, que nasceu em 5 de janeiro de 1630, e foi o 2.º conde de Vila Franca. 

Seu filho D. Rodrigo da Câmara, foi o 3.º conde; era gentil-homem da câmara de D. Filipe IV de Espanha e III de Portugal, e faleceu no ano de 1672. Casou com D. Maria Coutinho, dama da rainha D. Isabel de Bourbon, filha de D. Francisco da Gama, 4.º conde da Vidigueira, e de sua segunda mulher D. Leonor Coutinho. 

Deste consórcio nasceu D. Manuel Baltazar Luís da Câmara, que foi o 4.º conde de Vila Franca e o 1.º conde da Ribeira (V. este título). 

Os condes de Vila Franca possuíam em Frielas uma grande quinta e casa de campo. O último conde, que foi depois conde da Ribeira, beneficiou-a muito, e achou ali os vestígios e as ruínas do antigo palácio do rei D. Dinis e capela de Santa Catarina, descobrindo nas escavações que se fizeram, uma formosa taça de pedra, e um pavimento de pedras quadradas, brancas e pretas, que demonstravam claramente a grandeza do primitivo fabricador, como escreve Brandão, na 6.ª parte da Monarquia Lusitana, liv. 18, cap. 46, pág. 158.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, pág.
502.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral