Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > D. Tomás de Lima e Vasconcelos Brito e Nogueira, 12.º visconde de Vila Nova da Cerveira

 

Vila Nova da Cerveira (D. Tomás de Lima e Vasconcelos Brito e Nogueira, 12.º visconde de).

 

n.      28 de abril de 1671.
f.       1755.

 

Alcaide-mor de Alenquer, e senhor desta vila, da de Arcos de Valdevez, e de muitas outras; donatário e capitão general da ilha do Fogo, alcaide-mor de Ponte do Lima e de Castelo Bom, comendador de diversas comendas na Ordem de Cristo; padroeiro de diversas igrejas, etc. 

Nasceu em Alenquer a 28 de abril de 1671, sendo filho do 11.º visconde, João Fernandes de Lima e Brito Vasconcelos, e de sua mulher D. Vitória de Bourbon. 

Foi mestre de campo na província do Minho; nomeado um dos capitães das guardas de D. Pedro II na campanha do ano de 1704, e depois estribeiro-mor da princesa do Brasil, mais tarde rainha D. Maria I. Casou com D. Maria de Hohenloe, dama da rainha D. Maria Sofia e filha de Gustavo, conde de Hohenloe Schilingofurst Wildenholtz, e de sua mulher D. Ana Bárbara de Scbemborn, ilustres famílias alemãs. Deste matrimónio houve um filho, D. João de Lima que faleceu com dois anos de idade, e uma filha, D. Maria Xavier de Lima e Hohenloe, que foi a herdeira de toda a casa e a 13.ª viscondessa de Vila Nova da Cerveira.

 

 

 

 

Lima, Tomás de ([1674?]-1755)
Invent.Arq

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, pág. 523
.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral