ACONTECIMENTOS NO MÊS DE SETEMBRO
AO LONGO DOS TEMPOS.

 

Setembro

- 1243. D. Afonso, conde de Bolonha, futuro D.Afonso III, celebra um pacto com os bispos portugueses, que tinham apresentado queixa ao papa Inocêncio IV sobre a desordem reinante em Portugal.

 

1 de Setembro

- de 1715. Morte do rei francês Luís XIV (1638-1715). Tinha governado a França desde 1660. Foi sucedido pelo bisneto que reinou com o nome de Luís XV.

- de 1875. Edgar Rice Burroughs (1875-1950) nasceu em Chicago, nos Estados Unidos da América. O criador de Tarzan dos Macacos, foi jornalista antes de se tornar escritor.

- de 1911. Portaria que regulamenta a reforma ortográfica proposta pela comissão nomeada em Fevereiro de 1911.

- de 1939. As forças armadas alemãs invadem a Polónia, sem declaração prévia, começando assim uma guerra que dois dias mais tarde se tornará a Segunda Guerra Mundial.

- de 1945.  O Japão rende-se aos aliados, após o lançamento de duas bombas atómicas em Hiroshima e Nagasaki..

- de 1969. Um golpe militar liderado pelo coronel Muammar Khadafy, depôs a monarquia, dando origem à  República Árabe da Líbia. A data é actualmente o Dia Nacional da Líbia.

- de 1983. Um Boeing 747 das Linhas Aéreas da Coreia do Sul foi abatido por um caça soviético ao sobrevoar o espaço aéreo da URSS. O avião caiu no Mar Oriental (Mar do Japão) provocando a morte das 269 pessoas que iam a bordo, em viagem de Nova Iorque para Seul. 

 

2 de Setembro

- de 31 a.c. Octávio, um dos membros do triunvirato que governava Roma, derrotou as forças navais de Marco António e de Cleópatra, rainha do Egipto, na Batalha de Actium, ao largo da costa do Épiro na parte ocidental da Grécia.

- de 1666. Um grande incêndio deflagrou em Londres, destruindo uma parte substancial da cidade. Começou numa padaria, perto da Torre de Londres, e nos três dias seguintes destruiu mais de 13.000 casas

- de 1752. A Grã-Bretanha passou a utilizar o calendário Gregoriano, substituindo o Juliano. Com esta reforma o dia seguinte à Quarta-feira, dia 3, foi Quinta-feira, dia 14 de Setembro. A reforma tinha sido proclamada em 1582 pelo Papa Gregório XIII, mas devido à sua conotação Católica só tardiamente foi aceite pelos países protestantes e ortodoxos.

- de 1792. Começo dos «Massacres de Setembro», no decurso da Revolução Francesa. A chacina de prisioneiros aristocratas, sobretudo idosos, mulheres e crianças, e de padres, prolongaram-se até ao dia 6, e fizeram cerca de 1.200 mortos.

- de 1870. Após a Batalha de Sedan, entre o exército prussiano, vencedor, e o exército francês, o Imperador francês Napoleão III rendeu-se, tendo como resultado a queda do Segundo Império, e a instauração da república em França.

- de 1885. A  cadeia Penitenciária de Lisboa foi inaugurada.

- de 1923. Realizaram-se as primeiras eleições no Estado Livre Irlandês, após a independência da Grã-Bretanha.

- de 1939.  Portugal declarou-se neutral no conflito que, tudo previa, iria ser declarado entre a França, a Grã-Bretanha e a Alemanha..

- de 1945. Com a declaração de vitória dos aliados, feita pelo Presidente americano Truman, após a assinatura da rendição incondicional do Japão, a Segunda Guerra Mundial terminou oficialmente.

Ho-Chi-Min proclamou a independência do Vietname, e a criação da República Popular do Vietname.

- de 1962. A União Soviética aceita o envio de armas para Cuba. Quando alguns dos mísseis enviados para a ilha foram descobertos, no mês de Outubro seguinte, irão provocar a Crise dos Mísseis entre os EUA e a URSS.

 

3 de Setembro

- de 590. Gregório I é consagrado Papa. Reformador da Igreja e da moral eclesiástica, é um dos dois únicos Papas a ter o título de Grande.

- de 1758. Atentado contra D. José.

- de 1759. Carta Régia de D. José I abolindo a Companhia de Jesus em Portugal.

- Lançamento da primeira pedra da Igreja da Memória em Lisboa, que assinala o local do atentado contra D. José

- de 1783. Assinatura do Tratado de Paris, entre os Estados Unidos da América e a Grã-Bretanha, terminando a Guerra da Revolução Americana, com a aceitação da independência das treze colónias britânicas na América do Norte e o reconhecimento dos Estados Unidos da América.

- de 1939. A França e a Grã-Bretanha declaram a guerra à Alemanha, dando início à Segunda Guerra Mundial.

- de 1943. Os exércitos aliados invadem a Itália peninsular vindos da Sicília, levando à assinatura de um armistício pela a Itália.

 

4 de Setembro

- de 400. No Concílio de Toledo declara-se que se deve negar a comunhão a todos os homens casados que tiverem uma concubina.

- de 476. Odoacro, rei da tribo germânica dos Hérulos, antigo aliado de Átila, depõe o Imperador Romulus Augustule e envia ao Imperador Bizantino as insígnias imperiais, realizando formalmente a reunificação do Império Romano, dividido em dois em 395. De facto é o fim do Império Rmano do Ocidente.

- de 1479. Assinatura do Tratado de Alcáçovas, entre D. Afonso V e os reis católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, que pôs fim à Guerra da Sucessão de Castela. O rei de Portugal reconheceu Isabel como rainha de Castela, em vez da sua sobrinha D. Joana, a Excelente Senhora, conhecida em Espanha como a Beltraneja, por ser considerada filha de um D. Beltrão e não do rei Henrique IV, e da infanta de Portugal, D. Joana, filha do rei D. Duarte. 

- de 1768. Nascimento em Saint-Malô, na Bretanha do célebre escritor e político francês visconde François-René de Chateaubriand.

- de 1781. Fundação da cidade americana de Los Angeles, pelo governador espanhol da California, Felipe de Neve. O nome completo da povoação era El Pueblo de la Reina de Los Angeles.

- de 1870. A República é proclama em França. É o nascimento da 3.ª República, depois das duas anteriores experiências de 1792 a 1804 e de 1848 a 1854.

- de 1886. A última guerra importante entre os Estados Unidos e os tribos índias termina com a captura do chefe Apache Jerónimo, que morrerá em 1909 no Forte Still, no estado do Oklahoma.

- de 1970. Salvador Allende ganha as eleições presidenciais no Chile.

 

5 de Setembro

- de 1774. Reunião do primeiro Congresso Continental em Filadélfia.

- de 1960. O poeta Leopold S. Senghor é eleito presidente do Senegal. 

- de 1972. Onze membros da delegação israelita aos Jogos Olímpicos de Munique são mortos, durante um ataque à aldeia olímpica, por membros do grupo terrorista palestiniano Setembro Negro

- de 1997. Madre Teresa de Calcutá morre  em Calcutá, na Índia, com 87 anos de idade.  Criou a congregação das Missionárias da Caridade.

 

6 de Setembro

- de 1522. Chegada ao porto de San Lucar, no Sul de Espanha, da nau Vitória, que trazia os sobreviventes da expedição que comandada por Fernão de Magalhães, tinha começado a viagem de circum-navegação da terra três anos antes.

- de 1771. A carruagem do marquês de Pombal é apedrejada à saída do Paço.

- de 1951. Assinatura do primeiro acordo entre Portugal e os Estados Unidos da América, de utilização da Base das Lajes pelas Forças Armadas americanas.

- de 1989. Uma equipa médica, dirigida pelo cirurgião Gentil Martins, separa, com êxito, duas gémeas siamesas recém-nascidas, ligadas pelo abdómen.

- de 1991. A cidade de Leningrado, na Rússia, voltou à sua antiga designação de São Petersburgo. O regime republicano instaurado no princípio de 1917, e destruído pela revolução bolchevique de Novembro, tinha-lhe dado o nome de Petrogrado.

 

7 de Setembro

- de 1091. Os invasores almorávidas ocupam Sevilha.

- de 1533. Nascimento de Isabel I (1533-1603), rainha de Inglaterra, no Palácio de Greenwich. Filha de Henrique VIII e de Ana Bolena, ascendeu ao trono em 1558, com 25 anos de idade, devido à morte sem descendência dos seus meios-irmãos mais velhos - Eduardo VI, filho do  casamento do pai com Jane Seymour, em 1553, e de Maria, filha de Catarina de Aragão, em 1558.

- de 1540. A vila de Faro é elevada a cidade pelo rei D. João III.

- de 1701. É assinado em Haia, na Holanda, o tratado que dará origem à coligação conhecida como a Grande Aliança. Esta aliança oporá a Grã-Bretanha, a Holanda e o Império alemão à França, devido à escolha de um príncipe francês para suceder na coroa espanhola, vaga pela morte de Carlos III. Portugal aderirá a esta aliança em 1703. 

- de 1812. Batalha de Borodino entre as forças invasoras comandadas pelo imperador francês Napoleão Bonaparte e o exército russo, que recua para Leste, permitindo a ocupação de Moscovo.

- de 1822. O infante D. Pedro, filho do rei D. João VI, proclama a independência do Brasil, dando o «Grito do Ipiranga», junto ao rio do mesmo nome, nos arredores de São Paulo.

- de 1901. Fim da Guerra dos Boxers, com a assinatura do Protocolo de Pequim.

- de 1930. Nascimento do rei Balduíno da Bélgica. Ascenderá ao trono belga, muito novo, devido à abdicação forçada do pai, o rei Leopoldo III, em Julho de 1951.

- de 1940. Começo dos bombardeamentos alemães a Londres, dando início ao que ficará conhecido como Blitz.

- de 1974. Assinatura dos Acordos de Lusaca entre o governo português e a Frelimo - Frente de Libertação de Moçambique.

- de 1994. As forças armadas dos Estados Unidos da América fecharam o seu Quartel-General em Berlim, terminando a presença militar dos aliados na antiga capital da Alemanha.

- de 1999. Primeira reunião do Parlamento alemão, o Bundestag, em Berlim, desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

 

8 de Setembro

- de 1883. A linha de caminho de ferro que atravessa os Estados Unidos da América de costa a costa - a Northern Pacific Railroad - é concluída.

- de 1895. Uma coluna militar portuguesa derrota uma força de índigenas no Combate de Magul, durante a «Campanha de 95» em Moçambique, de pacificação das revoltas de negros começadas em 1894, com um ataque a Lourenço Marques.

- de 1918. Devido ao prolongamento da Guerra, e à guerra submarina alemã, começam a ser distribuídas, em Portugal, senhas de racionamento e cartas de consumo.

- de 1941. O exército alemão começa o cerco à cidade de Leningrado, na Rússia. O Cerco dos 900 Dias, que só acabará em Janeiro de 1944, fará cerca de um milhão de vítimas civis.

- de 1944. A primeira bomba foguete alemã - uma V-2 - cai em Londres.

- de 1964. Malta tornou-se independente da Grã-Bretanha. Conquistada à Ordem de Malta por Napoleão Bonaparte em 12 de Junho de 1798, quando da expedição francesa ao Egipto, tinha sido tomada por forças britânicas em 1800.

 

9 de Setembro

- de 1438. O rei D. Duarte (1391-1438) morre em Tomar. O seu filho sobe ao trono com o nome de Afonso V.

- de 1836. Com a chegada a Lisboa dos deputados do Porto, liderados pelos irmãos Passos, opositores da Carta Constitucional, e do seu método eleitoral - censitário, indirecto e por isso muito restritivo -, tem início a Revolução de Setembro..

- de 1948. Com a retirada das forças militares soviéticas do norte da Coreia, ocupada no fim da Segunda Guerra Mundial, a República Popular da Coreia é proclamada, tendo Pyongyang como capital.

- de 1976. Mao Tsé-Tung (1893-1976), presidente do partido Comunista da China, morre em Pequim, com 81 anos.

 

10 de Setembro

- de 1740. Nascimento do poeta Nicolau Tolentino (1740-1811). Um poeta pouco estudado porque muito difícil de enquadrar, com uma poesia essencialmente narrativa, que descreve factos e situações, de preferência a «senti-los».

- de 1765. A liberdade do comércio com todos os domínios é estabelecida em Portugal.

- de 1772. Criação do Subsídio Literário, para pagamento aos mestres de ler e escrever, de solfa e gramática.

- de 1836. A Constituição de 1822 é restabelecida, por decreto, formando-se um novo governo presidido pelo conde de Linhares, e incluindo Passos Manuel, Sá Nogueira (futuro marquês de Sá da Bandeira) e Vieira de Castro.

- de 1898. Morte da Imperatriz da Áustria-Hungria, Isabel (Sissi), assassinada em Genebra, na Suiça, por uma anarquista italiano.

- de 1911. Reconhecimento conjunto da República portuguesa pelas grandes potências europeias, todas com um sistema político monárquico: Grã-Bretanha, Espanha, Alemanha, Itália e Áustria-Hungria.

- de 1919. Assinatura do Tratado de Saint-Germain pelos aliados, após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. A Itália e a Checoslováquia recebem territórios pertencentes à Áustria, sendo esta potência proibida de se unificar à Alemanha.

- de 1943. As tropas aliadas libertam Roma da ocupação alemã, no decurso da campanha de Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

- de 1974. Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau.

- de 1979. Morte de Agostinho Neto (1922-1979), primeiro presidente da República Popular de Angola.

 

11 de Setembro

- de 1823. Morte de Hipólito José da Costa (1774-1823), em Londres. Fundou o Correio Braziliense, em 1808, um dos jornais que se publicaram na capital inglesa, por motivo das Invasões Francesas, e que se tornaram um dos meios mais eficazes de propaganda dos ideais liberais, tanto em Portugal como no Brasil.

- de 1860. O pirata William Walker, que com os seus sequazes se tinha apoderado da Nicarágua em 1855, é fusilado.

- de 1891. O poeta Antero de Quental (1842-1891) suicida-se num banco de jardim em Ponta Delgada.

- de 1911. Reconhecimento conjunto da República portuguesa pelas grandes potências europeias, todas com um sistema político monárquico: Grã-Bretanha, Espanha, Alemanha, Itália e Áustria-Hungria.

- de 1914. Partida de Lisboa de uma expedição militar, comandada pelo tenente-coronel Alves Roçadas, com destino a Angola, e de um corpo expedicionário para Moçambique. 

- de 1917. Nascimento de Ferdinand Marcos (1917-1989). Governou as Filipinas de 1966 a 1986, com base num poder ditatorial.

- de 1973. O exército chileno, comandado pelo general Augusto Pinochet, provoca um Golpe de Estado, derrubando o presidente Salvador Allende.

- de 2001. Uma série de ataques terroristas realizados com aviões de passageiros destroem as torres do World Trade Center de Nova Iorque e danificam o edifício Pentágono em Washington, fazendo cerca de 2.000 mortos.

 

12 de Setembro

- de 1297. Assinatura do Tratado de Alcanizes, entre os reis D. Diniz de Portugal e Fernando IV de Castela. Os limites geográficos de Portugal são fixados definitivamente. Das povoações incluídas naquele tratado Portugal só não detêm actualmente São Félix de Galegos, perdida em 1640, e Olivença, perdida em 1801.

- de 1383. Criação dos Quadrilheiros por D. Fernando. É a institucionalização da obrigação dos proprietários dos concelhos participarem na manutenção da ordem nos burgos medievais.

- de 1703. O arquiduque Carlos de Habsburgo, o candidato apoiado por Portugal, é proclamado Rei de Espanha durante a Guerra da Sucessão de Espanha.

- de 1871. O romancista Júlio Diniz (1838-1871), pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, morre no Porto. Escreveu Uma Família Inglesa, A Morgadinha dos Canaviais e os Fidalgos da Casa Mourisca.

- de 1913. Nascimento do atleta norte-americano Jesse Owens (1913-1980), em Oakville, Alabama, nos Estados Unidos da América. Ganhou quatro medalhas de ouro em provas de Atletismo nos Jogos Olímpicos de Berlim, realizados em 1936, derrotando atletas considerados racialmente superiores pelo poder nazi, na altura no poder na Alemanha.

- de 1924. Nascimento de Amílcar Cabral (1924-1973), em Bafatá, na Guiné-Bissau. Foi um dos fundadores do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e de Cabo-Verde).

- de 1943. Mussolini, preso pelas autoridades italianas após a queda do regime fascista, é libertado por um grupo de pára-quedistas das SS, comandadas por Otto Skorzensky.

- de 1953. Nikita Krushchev foi eleito primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista da URSS. Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, considerará esta época, que deu início à desestalinização na União Soviética, como representando um desvio de direita do movimento comunista internacional.

- de 1974. Hailé Selassie, Imperador da Etiópia, foi deposto por um golpe militar.

- de 1990. Assinatura de um tratado, entre as duas repúblicas alemãs e os países vencedores da Segunda Guerra Mundial, que aceita a restauração da plena soberania de uma Alemanha reunificada.

 

13 de Setembro

- de 1788. O Congresso dos Estados Unidos da América, criado devido à aprovação da Constituição, escolheu Nova Iorque como capital federal.

- de 1791. Luís XVI sanciona a primeira Constituição francesa.

- de 1821. A Assembleia de Guatemala declara a independência da América Central.

- de 1941. O exército italiano invade o Egipto, ocupado por forças britânicas, começando a sua ofensiva no Norte de África.

 

14 de Setembro

- de 1321. No seu exílio em Ravena, morre Dante Aligheri, fundador da literatura italiana.

- de 1521. Henrique VIII de Inglaterra dedica ao Papa a sua obra Assertio septem saccramentorum contra Lutero e recebe do pontífice o título de Fefensor da Fé.

- de 1741. George Frederick Handel, compositor alemão, termina a cantata O Messias, após ter trabalhado nela 23 dias seguidos.

- de 1812. O exército francês comandado por Napoleão Bonaparte, entrou em Moscovo. A cidade abandonada pela população foi pasto de um incêndio que a tornou inabitável durante o Inverno que se aproximava, obrigando o Imperador francês a abandoná-la.

- de 1923. Miguel Primo de Rivera toma o poder em Espanha, estabelecendo um regime ditatorial.

- de 1927. Morte da bailarina norte-americana Isadora Duncan (1878-1927), em Nice, França. Morreu estrangulada, quando o seu longo cachecol se enrolou numa das rodas do carro em que seguia.

- de 1930. O Partido Nacional-Sindicalista torna-se o segundo maior partido alemão, mostrando que  a sua chamada ao poder estava para breve. O que acontecerá em Janeiro de 1933.

- de 1960. A OPEC (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) foi criada em Bagdad.

- de 1982. Grace Kelly (1929-1982), princesa do Mónaco e antiga actriz de cinema, morreu devido a um acidente de automóvel. Tinha casado com o príncipe Rainier III em 1956.

 

15 de Setembro

-  de 1765. Nascimento do poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805), em Setúbal.

- de 1789. Nascimento do escritor americano James Fenimore Cooper (1789-1851), em Burlington, New Jersey. O seu livro mais conhecido é O Último dos Moicanos.

- de 1890. Nascimento da escritora inglesa Agatha Christie (1890-1976), em Torquay. Escreveu mais de 100 livros entre policiais, peças, poesia e ensaio.

- de 1916. Primeira utilização de carros blindados (tanques) em combate, durante a Batalha do Somme, no decorrer da Primeira Guerra Mundial. 

- de 1935. Aprovação das Leis de Nuremberga, que retiram aos Judeus a cidadania alemã, e proíbem o seu casamento com outros alemães não judeus.

 

16 de Setembro

- de 1620. 102 colonos ingleses partem  no navio Mayflower para a América. Chegarão em 21 de Novembro a Provincetown, no Massachusetts, e desembarcarão em 26 de Dezembro em Plymouth.

- 1793. Embarque em Lisboa para a Catalunha, da Divisão Auxiliar à Coroa Espanhola que participará na Campanha do Rossilhão, de 1793 a 1795.

- de 1810. Começo da luta pela independência mexicana, em Dolores Hidalgo, quando o padre Miguel Hidalgo y Costilla exorta os índios a «reconquistar as terras que os espanhóis roubaram aos pais».

- de 1837. Nascimento de D. Pedro V (1837-1861), rei em 1853, com 16 anos, governará pessoalmente a partir de 1855, quando completou 18 anos.

- de 1900. Primeiro número de O Mundo, jornal diário republicano, que será o porta-voz da facção de Afonso Costa. A actual Rua da Misericórdia, em Lisboa, teve por um tempo o seu nome.

- de 1908. A General Motors é fundada por William Durant, em Flint, Michigan, nos Estados Unidos da América.

- de 1976. A Igreja Episcopal (anglicana) dos Estados Unidos da América aprova a ordenação de mulheres, como padres e bispos.

- de 1982. Começo do massacre de refugiados palestinianos nos campos de Sabra e Shatila, em Beirute ocidental, por milícias cristãs libanesas (os Falangistas). O exército israelita no local não interveio, levando à demissão do ministro da defesa, após a realização de um inquérito à sua actuação.

 

17 de Setembro

- de 1480. Estabelecimento do Tribunal da Inquisição em Espanha, a pedido dos Reis Católicos.

- de 1665. Morte de Filipe IV de Espanha, III de Portugal.

- de 1787. A Constituição dos Estados Unidos da América, que criou um poder central forte, é aprovada por um número de estados suficiente, na Convenção Constitucional reunida em Filadélfia.

- de 1939. De acordo com o pacto estabelecido com a Alemanha nazi, o Exército Soviético invade a Polónia oriental.

 

18 de Setembro

- de 1499. Vasco da Gama desembarca em Lisboa, após ter realizado a viagem à Índia, sendo recebido pelo rei D. Manuel e toda a Corte.

- de 1810. O Chile proclama a sua independência da Espanha

- de 1851. Primeiro número do New York Times.

- de 1865. O Palácio de Cristal é inaugurado, no Porto.

- de 1905. Nascimento da actriz sueca Greta Garbo (1905-1990), em Estocolmo. O seu nome de baptismo era Greta Lovisa Gustafsson, e o seu filme mais conhecido é Gilda.

- de 1981. É abolida em França a execução por meio da guilhotina.

 

19 de Setembro

- de 1571. Carta de doação a favor de Paulo Dias de Novais da capitania de Ngola, que dará origem à fundação da cidade de São Paulo de Luanda, em 1576.

- de 1761. O transporte de escravos para Portugal, é proibido; assim como o tráfico de escravos no país.

- de 1893. A Nova Zelândia é o primeiro país a permitir o voto das mulheres em eleições.

- de 1911. Nascimento do escritor inglês William Golding (1911-1993), na Cornualha. Prémio Nobel da Literatura em 1983, é conhecido sobretudo pelo seu livro O Senhor das Moscas (Lord of the Flies).

- de 1916. Travessia do Rovuma pela força expedicionária portuguesa a Moçambique, no decorrer da Primeira Guerra Mundial. A  África Oriental Alemã é invadida.

- de 1928. Apresentação do primeiro filme animado de Walt Disney, Steamboat Willie.

 

20 de Setembro

- de 1870. Aproveitando a guerra franco-prussiana, e a saída das tropas francesas que protegiam os Estados do Papa, o exército italiano ocupa Roma, terminando com o poder temporal do Papa.

- de 1973. Realiza-se em Houston, no Texas (Estados Unidos da América) o jogo de ténis entre Billie Jean King e Bobby Riggs, que ficará conhecido como a «Batalha dos Sexos». A tenista, defensora dos direitos das mulheres, derrota facilmente o auto-proclamado chauvinista em três jogos.

- de 1979. Em Portugal, as mulheres passam a ter garantia legal de igualdade de oportunidades e de tratamento no trabalho e no emprego. 

 

21 de Setembro

- de 1761. É queimado no Rossio o padre jesuíta Gabriel Malagrida, denunciado pelo marquês de Pombal de falso profeta e impostor. É o último auto-de-fé com condenação à morte realizado em Lisboa.

- de 1831. O Papa reconhece D. Miguel como rei de Portugal.

- de 1911. Nascimento do actor Francisco Lopes Ribeiro, «Ribeirinho» (1911-...), em Lisboa. 

 

22 de Setembro

- de 1792. Proclamação da República francesa, após a vitória de Valmy, e os massacres de milhares de mulheres, crianças e velhos, aristocratas, presos nas prisões parisienses, reféns do poder revolucionário. 

- de 1828. Shaka, chefe dos Zulus, e fundador do Império dos Zulus, no sul da África, é assassinado pelos seus dois meios-irmãos.

- de 1862. Proclamação da Emancipação por Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos da América, declarando a liberdade de todos os escravos existentes nos Estados Unidos da América a partir de 1 de Janeiro de 1863.

- de 1862. Otto von Bismarck é nomeado primeiro ministro da Prússia. Será o principal responsável pela criação do Império Alemão, proclamado em Versalhes, em 1871

- de 1942. Aparecimento nas bancas do primeiro número do jornal «Diário Popular».

- de 1976. Portugal é admitido no Conselho da Europa.

 

23 de Setembro

- de 1803. Batalha de Assaye, na Índia. Vitória das tropas britânicas, comandadas por Arthur Wellesley, futuro duque de Wellington, contra as forças da confederação dos Maratas.

- de 1822.  Promulgação da primeira Constituição Portuguesa.

- de 1848. Começo da produção da pastilha elástica, nos Estados Unidos da América, com fins comerciais.

- de 1991. A Arménia declara a independência da União Soviética. 

- de 1890. Nascimento do marechal alemão Friederich von Paulus (1890-1957), em Breitenau. Oficial de Estado-Maior, foi escolhido para comandar o 6.º Exército alemão, em 1942, com o objectivo de conquistar a cidade de Estalingrado. Quase o conseguiu, mas as suas forças foram cercadas rendendo-se em 31 de Janeiro de 1943, no dia em que Hitler o promoveu a marechal.

 

24 de Setembro

- de 1730. Grande incêndio no Porto.

- de 1731. O papa concede, como era exigido pela corte de Lisboa, o cardinalato ao antigo núncio, monsenhor Bichi. As razões do corte de relações com a Santa Sé, acontecido em 1728, deixam de existir.

- de 1810. Começam as sessões das Cortes de Cádis, na Ilha de León.

- de 1834. Morte de D. Pedro (1798-1834), 4.º rei do nome em Portugal e 1.º Imperador do Brasil. No Palácio de Queluz, no mesmo quarto onde tinha nascido, o de D. Quixote.

- de 1850. A hierarquia católica em Inglaterra é restabelecida por determinação do Papa Pio IX..

- de 1896. Nascimento do escritor americano F. Scott Fitzgerald (1896-1940), em Saint Paul, Minnesota. Os seus livros mais conhecidos são O Grande Gatsby e Terna é a Noite.

- de 1980. Começo da guerra entre o Iraque e o Irão, quando tropas iraquianos atravessaram a fronteira e destruíram a maior refinaria do mundo, em Abadan.

 

 25 de Setembro

- de 1513. O explorador espanhol Vasco Nunez de Balboa avistou o Oceano Pacífico pela primeira vez, quando atravessava o Istmo do Panamá.

- de 1789. As primeiras dez emendas à Constituição dos Estados Unidos da América são aprovados, incluindo aqueles que constituem a Bill of Rights.

- de 1864. Fundação em Londres da Associação Internacioanal de Trabalhadores.

- de 1919. Quionga, povoação no Norte de Moçambique, ocupada pelos alemães em finais do século XIX, é restituída a Portugal por decisão do Conselho Supremo das Potências Aliadas e Associadas.

- de 1933. Criação do Secretariado da Propaganda Nacional. António Ferro, antigo jornalista do Diário de Notícias, é nomeado para o dirigir. Mais tarde, o nome mudará para SNI (Secretariado Nacional de Informação).

- de 1993. O primeiro satélite português, o Posat I foi lançado na Guiana Francesa por intermédio de um foguetão Arianne.

 

26 de Setembro

- de 1687. O exército veneziano, tendo invadido a Grécia, e tentando conquistar Atenas, atacou a fortaleza turca construída na Acrópole, danificando seriamente o Parthenon

- de 1795. Nascimento de Bernardo de Sá Nogueira (1795-1876), em Santarém. Oficial de cavalaria durante as Invasões Francesas, perderá um braço no combate do Alto da Bandeira, durante o Cerco do Porto, no decurso da Guerra Civil de 1832-1834. Será nomeado sucessivamente visconde, conde e marquês de Sá da Bandeira, alcunha por que era conhecido desde o seu ferimento.

- de 1968. O presidente da República anuncia oficialmente a nomeação de Marcelo Caetano para o cargo de Presidente do Conselho de Ministros, em substituição de António de Oliveira Salazar.

- de 1960. O primeiro debate entre candidatos à presidência dos Estados Unidos televisionado, pôs frente-a-frente John Kennedy e Richard Nixon. Quem viu o debate pela televisão achou que o fotogénico Kennedy tinha ganho; os que ouviram o debate pela rádio acharam que foi Nixon o ganhador. Nixon recusou-se a usar maquilhagem, fazendo-o aparecer esgazeado na televisão.

- de 1984. O governo britânico aceitou o regresso de Hong-Kong à soberania Chinesa em 1997.

 

27 de Setembro

- de 1540. O Papa Paulo III aprova a constituição da Companhia de Jesus.

- de 1810. Batalha do Buçaco entre o exército aliado, formado sobretudo por contingentes britânicos e portugueses, comandado por Wellington, e o exército francês comandado pelo marechal do Império Massena.

- de 1825. Apresentação da primeira locomotiva para um comboio de passageiros, por George Stephenson.

- de 1939. Varsóvia, capital da Polónia, rende-se ao exército alemão, após 19 dias de resistência.

 

28 de Setembro

- de 1066. Guilherme, duque da Normandia, desembarca em Pevensey, no sul da Inglaterra, começando assim a conquista normanda do reino Saxão.

- de 1542. João Rodrigues Cabrilho, navegador português ao serviço da Espanha, descobre a Califórnia ao encontrar a Baía de San Diego.

- de 1863. Nascimento do rei D. Carlos I (1863-1908). Rei em 1889, morreu assassinado no Terreiro do Paço, vítima do movimento republicano que desejava o derrube da monarquia por meios violentos.

- de 1864. No seguimento da reunião da Associação Internacional de Trabalhadores, Karl Marx organiza a Primeira Internacional, que dará corpo à criação dos Partidos Sociais-Democratas e Socialistas em todo o mundo.

- de 1865. Inauguração, em Lisboa, do Teatro do Príncipe Real, mais tarde Teatro Apolo.

- de 1939. Rendição de Varsóvia, capital da Polónia, no começo da Segunda Guerra Mundial. O Tratado Russo-Alemão de Delimitação divide a Polónia. A Lituânia passa para a zona de influência soviética, em troca de alguns territórios polacos, já ocupados.

- de 1974. Levantam-se por todo o país barricadas contra a manifestação da Maioria Silenciosa, organizada para apoiar o presidente da República, general Spínola.

- de 1978. O papa João Paulo I morre em Roma. Foi papa por 33 dias. Sucedeu-lhe João Paulo II.

- de 1995. O primeiro ministro israelita e o presidente da OLP (Organização de Libertação da Palestina) assinam um acordo na Casa Branca, que permite a criação de governo para administrar a maior parte da Margem Ocidental do Jordão, ocupada desde a Guerra dos Seis Dias de 1967.

 

29 de Setembro

- de 1801. Tratado de paz entre Portugal e a República francesa, assinado em Madrid, em consequência da «Guerra das Laranjas», pelo qual Portugal se obriga a fechar os portos aos britânicos.

- de 1829. Os Bobbies, os célebres polícias londrinos, aparecem em público. Criados por meio de uma lei proposta pelo Ministro do Interior britânico, Sir Robert Peel, devem a sua alcunha ao diminutivo do nome do ministro - Bob. 

- de 1941. 33.771 Judeus são mortos durante o massacre de Babi Yar, perto de Kiev, na Ucrânia, no começo da invasão alemã da União Soviética.

- de 1992. Primeiras eleições em Angola cujos resultados não são aceites pela UNITA.

 

30 de Setembro

- de 1791. Estreia da ópera A Flauta Mágica de Mozart, em Viena.

- de 1808. Com o fim do domínio francês em Portugal, o exército português é restabelecido oficialmente, por meio de um Edital onde se informa os oficiais, sargentos e soldados dos locais onde se estão a reorganizar os antigos corpos.

- de 1938. O primeiro ministro britânico, Neville Chamberlain, regressou a Londres, vindo de Munique, onde tinha assinado o Pacto de Munique, que entraga à Alemanha nazi zonas importantes da Checoslováquia, declarando que haverá «paz no nosso tempo».

- de 1949. A Ponte Aérea de Berlim termina, tendo realizado 227.264 voos que levaram mais de 2 milhões de toneladas de produtos essenciais à população de Berlim Ocidental, bloqueada pelos soviéticos.

- de1955.O actor norte-americano James Dean (1931-1955) morreu num acidente de automóvel, na Califórnia. Só participou em três filmes importantes, mas a sua influência como actor manteve-se após a sua morte.

- de 1966. Albert Speer, arquitecto de Hitler, e ministro alemão dos armamentos no fim da Segunda Guerra Mundial foi libertado após ter servido 20 anos de prisão.

- de 1924. Nascimento do escritor norte-americano Truman Capote (1924-1984), em Nova Orleãs, no estado do Alabama. O seu nome de baptismo era Truman Streckfus Persons, tendo adoptado o apelido do padrasto. Conhecido sobretudo pelos seus livros Pequeno Almoço no Tiffany e A Sangue Frio.

- de 1974. Tomada de posse  do 3.º Governo Provisório, chefiado por Vasco Gonçalves.

 

 

Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho
Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

   

 

| Página Principal |
| A Imagem da Semana | O Discurso do Mês | Almanaque | Turismo histórico | Estudo da história |
| Agenda | Directório | Pontos de vista | Perguntas mais frequentes | Histórias pessoais | Biografias |
| Novidades | O Liberalismo | As Invasões Francesas | Portugal Barroco | Portugal na Grande Guerra |
| A Guerra de África | Temas de História de Portugal | A Grande Fome na IrlandaAs Cruzadas |
| A Segunda Guerra Mundial | Think Small - Pense pequeno ! | Teoria Política |

Escreva ao Portal da História

© Manuel Amaral 2000-2015