CRONOLOGIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Os tripulantes de um carro blindado alemão "Tigre" preparando-se para o cambate |
1943
Janeiro 3. O Exército alemão começa a retirar do Cáucaso.- Ataque ao porto de St. Nazaire, em França. Começo dos bombardeamentos aéreos à zona industrial alemã do Ruhr. 5. O general americano Mark Clark é nomeado comandante do 5.º Exército dos Estados Unidos, organizado com as forças desembarcadas no Norte de África. 8. O general russo Rokossovsky envia a primeira intimação a von Paulus para a rendição do 6.º Exército alemão, cercado em Estalinegrado. 10. Reunião entre Hitler e o marechal Antonescu, Conducator e chefe do governo Romeno. 14 - 23. Conferência de Casablanca, que reúne o presidente americano Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Churchill. Decide-se o desembarque na Sicília, e Roosevelt, durante a conferência de imprensa final, exige a «rendição incondicional» da Alemanha. 18. O Exército Vermelho ataca os alemães em Leningrado (actual São Petersburgo), obrigando-os a levantar o cerco no dia seguinte. - A Luftwaffe recomeça os ataques a Londres. 23. Os Aliados ocupam Tripoli, na Líbia. 27. Primeiro ataque da Força Aérea americana (USAAF - United States Army Air Force) à Alemanha. 30. O grande-almirante Raeder, comandante da marinha de guerra alemã, pede a demissão, que é aceite por Hitler. - O general Vittorio Ambrosio é nomeado Chefe do estado maior italiano. - Primeiro ataque aéreo britânico a Berlim de dia. 31. O marechal de campo Paulus, comandante do 6.º exército alemão, capitula em Estalingrado.
Fevereiro 1 - 8. Os Japoneses abandonam Gualdalcanal, nas ilhas Salomão. 2. As últimas tropas alemãs em Estalinegrado rendem-se. 2 - 20. O Exército soviético avança para o rio Donets em direcção à Ucrânia. 3. A Alemanha declara luto de três dias pelas mortos em Estalinegrado. 5. Mussolini demite Ciano, ministro dos Negócios Estrangeiros, e Grandi, presidente do Grande Conselho Fascista. 6. O general americano Dwight D. Eisenower foi nomeado Comandante em Chefe das Forças Aliadas no Norte de África. 8. Os russos reocupam Kursk, ocupada pelos alemães desde 11 de Novembro de 1941. 14 - 25. Batalha de Kasserine. Rommel vence os Americanos na Tunísia. 17. O general Guderian é nomeado inspector-geral de todas as tropas móveis - Blindados e infantaria motorizada. 18. A 77.ª brigada britânica atravessa o rio Chindwin, na fronteira entre a Índia e a Birmânia, na primeira expedição Chindit, realizada com base no apoio logístico da aviação. - O marechal Manstein, comandante do Grupo de exércitos alemão do Sul, começa o contra-ataque contra o Exército Vermelho, que tinha atravessado o Donetz e reocupado Kharkov. - A polícia alemã prende os dirigentes do grupo resistente alemão da Rosa Branca. 28. Comandos noruegueses destroem as instalações alemãs de produção de água pesada, parte da investigação alemã para produção de uma arma nuclear..
Março 2 - 4. Batalha no Mar de Bismark, a Leste da Austrália, entre forças navais americanas e japonesas, na continuação da conquista pelos americanos das restantes ilhas do arquipélago das Salomão, após a queda de Guadalcanal. 7. Rommel abandona a África do Norte. O general alemão Von Arnim torna-se o comandante no Norte de África. 13. Primeiro atentado contra Hitler. Uma bomba colocada no avião que levou Hitler a Smolensk não explodiu. 15. Os alemães reconquistam Kharkov, reocupada pelos russos em 16 de Fevereiro. 18. A expedição Chindit atravessa o rio Irrawaddy, penetrando ainda mais na Birmânia. 20 - 28. Batalha da Linha Mareth, na fronteira entre a Líbia e a Tunísia, entre o 8.º exército britânico de Montgomery e o 5.º exército Panzer alemão, comandado pelo coronel-general von Arnim. 31. O exército soviético avança no Kuban, testa de ponte alemã no Cáucaso.
Abril 1 - 22. Retirada das forças do Eixo do Norte de África. 3. O 8.º exército britânico de Montgomery ataca no Wadi Akarit. 5. O corpo de exército do general Patton entra em contacto com o 8.º exército. 13. A Alemanha anuncia a descoberta dos cadáveres de 4.443 oficiais polacos em Katyn, na União Soviética. A descoberta levou ao corte de relações entre a URSS, que rejeitou quaisquer responsabilidades, e o governo polaco no exílio. As acusações alemãs só foram confirmadas após o fim da União Soviética. 18. O avião do almirante japonês Yamamoto, comandante da Frota japonesa, é abatido por caças americanos P-38, provocando a sua morte. 19. Levantamento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães se preparam para transferir o resto da população judaica para campos de extermínio. 21. O governo americano informa, que aviadores americanos capturados durante o ataque aéreo americano a Tóquio foram decapitados. 23. Hitler ordena que se seja «o mais severo possível» nas operações em Varsóvia. 25. A URSS corta relações com o governo polaco no exílio. 27.
Maio 1. Os alemães são obrigados a abandonar Jefna, na Túnisia. 3 - 13. Batalha da Túnisia. 7. Mateur é capturada pelo 2.º corpo de exército americano. - Os alemães contra-atacam no Kuban. - A 34.ª divisão dos E.U.A entra em Bizerta, enquanto a 7.ª divisão blindada britânica captura Tunis. 11. As forças do Eixo no Cabo Bon rendem-se. São ao todo 275.000 homens. 11 - 29. Os americanos capturam Attu nas Ilhas Aleútas, entre o Alasca e a Ásia soviética. Só 29 soldados japoneses se rendem, de uma guarnição de 2.500. 12 - 25. Realização da Conferência Trident, em Washington. Roosevelt recebe Churchill e decidem realizar um desembarque na costa atlântica da França em Maio de 1944. 13. O general von Arnim rende-se. É o fim do Afrika-Korps. 16. A R.A.F. (força aérea britânica) destrói as barragens Mohne and Eder, no Ruhr, tentando diminuir a produção eléctrica alemã. - A resitência no Gueto de Varsóvia termina. A revolta combatida pelo general das SS Stroop, provocou a morte a mais de 56.000 judeus. 21. Estaline declara o fim da Internacional Comunista (Comintern) 22. O grande-almirante Donitz, comandante da Marinha de Guerra alemã, decide acabar com os ataques aos comboios navais aliados no Atlântico Norte. 29. Em Portugal: 30. Churchill e De Gaulle chegam a Argel. Bombardeamento naval contra Pantelleria, ilha fortaleza italiana entre a Túnisia e a Sicília.
Junho 1. Ofensiva aérea contra a ilha de Pantelleria. 4. Golpe militar na Argentina. O novo governo será reconhecido pelos EUA no dia 11. 6. Segunda fase do bombardeamento aéreo contra Pantelleria. 11. Os britânicos ocupam a a ilhas de Pantelleria e de Lampedusa, após um breve combate com os italianos. - Himmler, chefe das SS alemãs, ordena a destruição de todos os guetos judeus na Polónia. 18. O general Wavell, antigo comandante britânico na África do Norte, é nomeado Vice-Rei da Índia. 20. O governo italiano ordena a evacuação de Nápoles e das cidades da Sicília.
Julho 4. O general Sikorski e outros dirigentes polacos morrem devido à queda do avião onde viajavam. 5. O exército alemão inicia a sua última grande ofensiva, com o nome de código «Unternehmen Zitadelle», na Frente Leste tentando acabar com o saliente de Kursk. 8. O chefe da resistência francesa Jean Moulin morre enquanto era torturado pela Gestapo. 9. Tropas aerotransportadas britânicas são lançadas na Sicília. As defesas russas conseguem aguentar o ataque alemão em Kursk.10. As forças aliadas começam a desembarcar na Sicília. 12. A «Maior Batalha de Carros Blindados da História» realiza-se perto de Prokhorovka, na URSS durante a ofensiva alemã contra Kursk. 14. Realizam-se os primeiros contra-ataques das forças do Eixo na Sicília. 15. Começo da contra-ofensiva russa em Orel, a norte de Kursk. 16. Churchill e Roosevelt apelam à rendição da Itália. 17. Começo da ofensiva contra a ilha de Bougainville, nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul. 19. A Força Aérea americana bombardeia objectivos militares em Roma e arredores. 20. As forças italianas na Sicília ocidental rendem-se. 22. Os americanos capturam Palermo. 24. O Rei de Itália é convidado a comandar as Forças Armadas. 24 - 25. Reunião do Grande Conselho Fascista. Mussolini demite-se e é preso. O marechal Badoglio é nomeado Primeiro-Ministro. 24 - 28. Ataques aéreos a Hamburgo, que fazem 20.000 mortos e deixam 800.000 pessoas desalojadas. 26. A Lei Marcial é declarada em Itália. O Partido Fascista é dissolvido.
Agosto 1. Ataque aéreo da aviação americana contra os campos de petróleo de Ploesti, na Roménia. Perdem-se 83 bombardeiros B-24, sendo que os campos não deixam de trabalhar. 2. Hitler ordena às forças alemãs no Leste para não recuarem, mas o marechal Manstein ignora a ordem e combate na zona de Kharkov, com base numa defesa flexível.. 6 - 7. Batalha do Golfo de Vella. Os japoneses perdem três escoltadores (Destroyers), num dos muitos combates navais durante a reconquista aliada das ilhas Salomão. 12 - 17. Evacuação da Sicília por grande parte das forças alemãs. 14. Roma é declarada Cidade Aberta. 11 - 24. Conferência «Quadrant», realizada no Quebeque, entre Roosevelt e Churchill. Decide-se que a invasão da França se realizará por volta de 1 de Maio de 1944, e que as forças aliadas serão comandadas por um general americano. 17. O exército americano entra em Messina. A Força Aérea britânica bombardeia o Centro alemão de investigação de foguetes de Peenemünde.
22. O exército alemão abandona Kharkov, que é ocupada no dia seguinte pelos russos. 25. Lord Louis Mountbatten é nomeado Comandante Supremo Aliado na Ásia do Sudoeste. 28. Ultimato alemão ao governo dinamarquês, que é rejeitado. 30. A frota dinamarquesa é afundada. As forças de ocupação alemãs declaram a Lei Marcial na Dinamarca e depõem o governo dinamarquês.
Setembro 3. O 8.º Exército britânico ataca a Itália continental, através do Estreito de Messina, desembarcando na Calábria, no Sul da Península. O Armistício com a Itália é assinado em segredo, para se tornar efectivo no dia 8. 6. Forças americanas e australianas desembarcam em Lae na Nova Guiné e na ilha de Mono, nas ilhas Salomão. 6 - 9. Ataque à Estação Metereológica de Spitzbergen pelos navios de guerra alemães Tirpitz e Scharnhorst, acompanhados de 20 escoltadores. 8. As forças armadas italianas são desarmadas pelo exército alemão. 9. Desembarque do 5.º exército americano em Salerno e do 8.º britânico em Taranto. O marechal Kesserling, comandante alemão em Itália, consegue reunir tropas e isolar a área. - A frota italiana sai da Base Naval de La Spezia e navega para Malta. 10 - 11. Forças pára-quedistas alemãs ocupam Roma. 12. Um grupo de 90 pára-quedistas alemães, comandados pelo oficial das SS, Otto Skorzeny libertam Mussolini. 13. Chiang Kai-shek é nomeado Presidente da China por um período de três anos. 19. Os alemães abandonam a Sardenha, expulsos pelas tropas italianas. 23. Mussolini proclama a República Social Italiana (RSI) no Norte de Itália ocupado pelos alemães. 25. O exército russo reocupa Smolensk. 29. A última testa de ponte alemã na margem oriental do Dnieper, em Kremenchung, é capturada pelos russos.
Outubro 1. O 5.º exército americano entra em Nápoles. 2. O ataque da Luftwaffe (força aérea alemã) a Bari, no Sul de Itália, acerta em barcos de munições. 3. O Exército russo avança em quase toda a Frente Leste. 5. Forças francesas, apoiadas por guerrilhas locais, reocupam a Córsega. - Aviões de caça P51 Mustang americanos começam a escoltar os bombardeiros nos ataquesdiurnos. 7. O 8.º Exército britânico ataca Ortona, em Itália, mas sem sucesso. 8. O general Spaatz é nomeado comandante das Forças Aéreas Estratégicas americanas na Europa. 12. O marechal-de-campo Rommel é nomeado comandante das forças armadas alemãs de defesa da costa francesa. 13. A Itália declara guerra à Alemanha. 14. Começo da ofensiva de Inverno do Exército Russo. - «Quinta-feira Negra» para a aviação americana que sofre grandes perdas no seu ataque às instalações industriais de Schweinfurt. 15. A Linha Volturno é quebrada pelas forças aliadas em Itália, obrigando os alemães a recuare para uma nova linha defensiva, a Linha Gustav. - Alemães acusados de atrocidades são julgados em Kharkov. 19 - 30. Conferência de Moscovo, entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros russo, americano e britânico.
Novembro 1. Os americanos desembarcam na ilha de Bougainville, nas ilhas Salomão. 7. O exército russo reocupa Kiev, capital da Ucrânia. 9. 44 países assinam em Washington a «Associação de Ajuda e Reabilitação das Nações Unidas». 12. Assinatura de um Tratado de Reconhecimento Mútuo entre a URSS e a Checoslováquia. 15. Em Portugal: 18. Auge da Batalha aérea de Berlim. A R.A.F., a força aérea britânica, lança 350 bombas de 2 toneladas em 30 minutos. 21 - 22. O ataque aéreo da R.A.F. a Berlim realizado com 775 bombardeiros é o maior ataque a uma cidade realizado no decurso da Segunda Guerra Mundial. 20 - 24. Batalha de Tarawa, atol nas ilhas Gilbert, no Pacífico Central. Os Marines americanos perdem 985 mortos e mais de 2.000 feridos. Da guarnição japonesa de 4.700 homens só 100 homens são feitos prisioneiros, sendo 17 soldados. 22 - 26. Primeira Conferência do Cairo, «Sextante», que reuniu Churchill, Roosevelt e o generalissimo chinês Chiang Kai-shek. 23. Em Portugal: 28 - 30. Conferência de Teerão, «Eureka». Estaline recebe a Espada de Estalinegrado, e é informado dos planos de invasão dos aliados para Maio ou Junho de 1944. A ideia de dividir a Alemanha em 5 ou seis estados é aceite.
Dezembro 4 - 6. Segunda Conferência do Cairo. Churchill e Roosevelt encontram-se com o Presidente Inonu da Turquia. 12. Assinatura de um Tratado de Amizade e Assistência Mútua entre a URSS e a Checoslováquia. 19. Três alemães e um russo condenados por atrocidades foram enforcados em Kharkov. 24. O general americano Eisenhower é nomeado Comandante Supremo da Forças Expedicionárias Aliadas. 24 - 26. Começo da ofensiva russa na frente ucraniana. 26. O navio de guerra alemão Scharnhorst é afundado ao largo do Cabo Norte, na Noruega. Só 36 dos 1.900 membros da tripulação são salvos
Fonte principal: Peter Young (editor) António Augusto Simões
Rodrigues,
|
|
| Página Principal |
| A Imagem da Semana | O
Discurso do Mês | Almanaque | Turismo
histórico | Estudo da história |
| Agenda | Directório
| Pontos de vista | Perguntas
mais frequentes | Histórias pessoais
|
| Biografias | Novidades
| O Liberalismo | As
Invasões Francesas | Portugal
na Grande Guerra |
| A Guerra de África | Temas
de História de Portugal
© Manuel Amaral 2000-2015