Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Condes de Vila Flor

 

Vila Flor (condes de).

 

 

Foi o 1.º conde deste título o grande general D. Sancho Manuel (V. adiante), o 2.° seu filho primogénito D. Cristóvão Manuel senhor da vila da Zibreira, alcaide-mor de Alegrete e de toda a mais casa e comenda de seu pai. 

Fal. a 17 de Julho de 1701, solteiro, deixando legitimado seu filho, D. Sancho Manuel, que foi seu herdeiro, comendador de Pernes e da Póvoa, na ordem de Cristo, senhor da vila da Zibreira, alcaide-mor de Alegrete, coronel dum regimento de cavalaria na província do Alentejo. Casou com D. Lourença Francisca de Melo, dama do Paço, filha de D. Pedro Álvares da Cunha, senhor de Tábua, trinchante da Casa Real. 

Um seu descendente, D. Martim de Sousa e Menezes Manuel foi o 3.º conde de Vila Flor, que tirou à coroa por uma demanda que venceu, por ser título de juro e herdade, dispensado da lei mental, donatário de Vila Flor, senhor da casa de seus avós maternos, comendador de S. Pedro de Calvelo e de S. Tiago de Cassorado, ambas as comendas na ordem de Cristo, padroeiro do convento dos capuchos do Soveral; fal. a 17 de Novembro de 1733; casou duas vezes: a primeira, com D. Maria Antónia de Melo, dama do Paço, filha de Martim Correia de Sá e Benevides, e de D. Ângela de Melo, 1.os viscondes de Asseca. Casou 2.ª vez com D. Luísa Maria de Mendonça, viúva de Jorge de Melo, filho do monteiro-mor do reino, e filha de Tristão da Cunha e de D. Joana de Mendonça. 

O 4.º conde de Vila Flor foi D. Luís Manuel de Sousa e Menezes, filho primogénito do 1.º matrimónio do 3.º conde; exerceu o cargo de copeiro-mor de D. João V, e era comendador das comendas já referidas, em que sucedeu a seu pai. Fal. a 12 de Abril de 1752. Casou com D. Antónia Henriques, dama da rainha D. Maria Ana de Áustria, filha de D. Jorge Henriques, senhor das Alcáçovas, e de sua mulher D. Madalena de Bourbon. 

O 5.º conde foi seu filho D. António Francisco de Paula Manuel de Sousa de Menezes, que nasceu a 11 de Janeiro de 1725, sucedeu na casa a seu irmão mais velho, e foi 5.º conde de Vila Flor, de juro, e 7.º copeiro-mor. Casou a 13 de Junho de 1741 com sua tia D. Joana Maria Manuel de Mendonça, irmã de seu pai. 

O 6.º conde foi D. António do Populo Manuel de Sousa e Menezes Severim de Noronha, e o 7.º e último, D. António José de Sousa Manuel e Menezes Severim de Noronha, que foi marquês do mesmo título, e depois duque da Terceira. V. este título.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, pág. 4
97.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral